Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2010 - 07h00

Fifa já pensa em mudar venda de ingressos para a Copa-2014

Publicidade

RODRIGO MATTOS
ENVIADO ESPECIAL A JOHANNESBURGO

A venda de ingressos foi uma das operações mais complicadas na Copa de 2010. A Fifa e o COL (Comitê Organizador Local) reconheceram problemas na comercialização dos cerca de 3 milhões de bilhetes.

A operação foi feita pela Match, empresa com a qual a Fifa tem contrato. A entidade já sinalizou que a manterá no comando do negócio para 2014, mas prevê mudanças.

"A grande questão aqui foi a falta de costume do povo de comprar ingressos pela internet", explica o diretor de comunicação do COL, Rich Makhondo.

Quando as vendas ocorreram pela internet, os sul-africanos compraram pouco. Como os estrangeiros foram ao país em número abaixo do esperado, os ingressos encalharam.
Foi preciso que a Fifa abrisse postos de venda no país e aumentasse a quantidade de bilhetes com preços reduzidos para atrair os torcedores locais.

Mesmo assim, houve problemas. Quedas no sistema eletrônico da Match causaram revolta e perda de tempo para torcedores.

"Vamos olhar mais de perto esse sistema de venda no Brasil", declara o secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke, que descartou repassar a operação ao comitê brasileiro --isso foi feito na Alemanha-2006. "É muito complicado."

No Brasil, a negociação de ingressos na internet está em expansão. Mas tem apresentado problemas como a duplicidade de bilhetes e as quedas constantes dos sites.
A maior parte das entradas em jogos no país é vendida, muitas vezes com longas filas, nos estádios.

Na África, as arenas tinham nítidos espaços vazios, embora a Fifa tenha dito que a ocupação foi um sucesso.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página