Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje

Cotidiano 

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

ilustrada em cima da hora

SPFW começa e ressalta ideia de síntese

Em novo espaço, edição outono-inverno 2013 traz desfiles enxutos, com destaque para Osklen e Ronaldo Fraga

Temporada iniciada ontem tem por objetivo ajustar datas do calendário local às do mercado internacional

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Síntese deve ser o lema da edição outono-inverno 2013 da São Paulo Fashion Week, que começou ontem.

Oskar Metsavaht, diretor de criação da Osklen, usou a palavra para definir sua coleção, apresentada na galeria Zipper, nos Jardins.

O designer, que vendeu 30% da empresa para o grupo Alpargatas, fez um discurso antes da apresentação e lembrou que a temporada marca a inauguração de um novo momento para a grife e para a moda brasileira.

Esta temporada extra, que está sendo realizada no parque Villa Lobos (a casa oficial da semana de moda é a Bienal do Ibirapuera), marca o ajuste de datas que colocará o Brasil no calendário internacional de desfiles.

Com a mudança, Fashion Rio e SPFW acontecerão sempre logo depois da fashion week parisiense, o que terá consequências positivas para a cadeia produtiva.

Com desfiles menores, os estilistas parecem ter se preocupado em fazer coleções de consolidação de marca. Isso significa coleções que apresentem "a prata da casa" da melhor forma possível. Síntese, como disse Metsavaht.

TÃO LONGE, TÃO PERTO

Além da Osklen, Ronaldo Fraga, outra grande força da moda brasileira, se apresentou ontem na SPFW. As marcas, em termos de volume de vendas e visibilidade, têm porém poderio diferente.

A primeira é uma rede, que agora conta com o apoio de um grande grupo e tem base internacional. A segunda segue lógica mais próxima à de um ateliê, embora tenha crescido em popularidade. As duas, porém, se assemelham num ponto: estão conectadas com o que o mercado internacional espera hoje do país.

A Osklen corre com o "lifestyle" do carioca "jet-setter", com o corte "modernista" e seu jeito cool. Fraga vai com a camisa do artesanal de luxo, com as referências aos artistas populares e na onda de uma certa visão intelectual do regionalismo.

Metsavaht, que se inspirou nas montanhas, mostra que sua assinatura de estilo vai do Rio a Aspen -como a elite carioca. Apresentou poucos mas preciosos looks, com direito a pele e a estampas douradas do sol de Ipanema. Tecidos e cortes de última geração e estampas "vintage"; aventura e conforto. Síntese.

Fraga se inspirou em outra síntese, a enciclopédia popular "Ô Fim do Cem, Fim...", de Paulo Marques de Oliveira, o autor descreve como uma reunião dos "fundamentos do mundo", das coisas da terra aos mistérios do céu.

O estilo de escrita com liberdade para criar palavras, o gosto por catalogar e o aspecto gráfico do texto (tudo isso apareceu em estampas e bordados) fazem lembrar Arthur Bispo do Rosário, cuja obra vive uma grande onda de valorização. Bingo.

Em 2013, a SPFW ganhará um novo espaço na vitrine fashion internacional. E a linha de frente do evento, ao que parece, já sabe muito bem o que quer mostrar para o mundo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página