Siga a folha

Bolsonaro não pretende voltar atrás sobre mudança de embaixada em Israel

Até segunda ordem, assunto deve ficar em banho-maria, sem anunciar data para a transferência

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

O presidente eleito, Jair Bolsonaro - Sérgio Lima/AFP

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, não pretende voltar atrás publicamente da decisão de mudar a embaixada do Brasil em Israel, de Tel-Aviv para Jerusalém. Mas tampouco deve avançar o sinal. A opção, até segunda ordem, é deixar o assunto em banho-maria, sem anunciar data para que a transferência ocorra.

VAI DEVAGAR 

Segundo um interlocutor frequente do futuro presidente, ele sabe que “há implicações geopolíticas importantes” e que mudar a embaixada “é um passo arriscado”. Está sendo aconselhado a implantar qualquer decisão “de forma paulatina”.

PRIMEIRO PASSO 

A abertura de um escritório de negócios em Jerusalém, por exemplo, poderia ser uma alternativa à mudança pura e simples do endereço da representação diplomática.

EXEMPLO 

Um dos temas da conversa que Bolsonaro teve com o embaixador de Israel, Yossi Shelley, foi justamente a abertura de um escritório da República Tcheca em Jerusalém. O assunto foi puxado pelo diplomata.

ALERTA 

O setor militar do governo é um dos que alertam para as possíveis consequências de um gesto mais radical. O general e vice-presidente eleito, Hamilton Mourão, disse à Folha que a mudança da embaixada pode transferir o terrorismo para o Brasil.

SEGURO 

A Justiça considerou improcedente uma ação popular que pedia que a ex-presidente Dilma Rousseff devolvesse à União os custos com segurança e carros oficiais usados por sua filha, Paula, e o marido dela, Rafael Covolo. 

TUDO CERTO 

A sentença, do juiz Leandro Cacau Santos La Bradbury, da 2ª Vara Federal de Florianópolis, afirma que a “data da cessação do transporte institucional da ex-presidente, bem como de seus familiares, coincidiu com a data de seu impeachment”. 

HOLOFOTES 

Bradbury destaca ainda que “há expressa previsão legal de que haja o transporte institucional dos familiares do presidente” devido ao aumento do risco “em razão da maior exposição pública”.


 

A atriz Marieta Severo em foto para a revista Vogue - Leo Aversa

CLIQUE

A atriz Marieta Severo foi fotografada para a revista Vogue que chega às bancas nesta sexta (30); à publicação, ela fala sobre ditadura militar no Brasil e a personagem de seu próximo filme, “Aos Nossos Filhos”. 


SINAL... 

O TCM (Tribunal de Contas do Município) suspendeu o edital de licitação para prestação de serviços de manutenção de vias, logradouros e áreas públicas da Prefeitura de São Paulo. 

...VERMELHO 

O pedido foi feito pelo vereador Adilson Amadeu (PTB-SP). Ele alegou que existem ilegalidades no processo de licitação, que tem um custo anual de cerca de R$ 15 milhões.

RESPOSTA 

A Secretaria Municipal das Subprefeituras de SP afirma que “recebeu apontamentos no edital feitos pelo Tribunal de Contas do Município e já apresentou os esclarecimentos para sanar as questões”.


PÁGINAS

O diplomata Alexandre Vidal Porto lançou o livro “Cloro”, na Livraria da Vila da alameda Lorena, na quarta (28). O publisher do grupo Companhia das Letras, Otavio Marques da Costa, e os escritores Estevão Azevedo e Andrea del Fuego passaram por lá 


DO AVESSO 

Um quadro que exibe uma figura com corpo de mulher e rosto de tucano em uma orgia com outros seres antropomórficos com cabeças de animais foi virado ao contrário, na quinta-feira (29), para que as pessoas não vissem a pintura numa exposição em um hall da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

NINHO 

A ave é o símbolo do PSDB, partido do governador eleito João Doria e do presidente da Casa, Cauê Macris. Intitulada “A Luxúria”, a obra do artista Euzébio de Assis Ribeiro Pinto integra a mostra “Olhar 2018”, inaugurada na terça (27) com apoio do deputado estadual tucano Hélio Nishimoto.

NINHO 2 

“Já mandei tirar [o quadro da exposição]”, diz o curador da exposição, Paco de Assis. Foi ele quem pediu para virar o quadro para esconder a imagem. “Não foi pedido de ninguém. Nós vamos retirar justamente para evitar comentários”, diz.

NEM AÍ 

A presença de Bolsonaro no jogo do Palmeiras no domingo (2), em São Paulo, não mudará a rotina da Mancha Alvi Verde, principal torcida organizada do time paulistano. “O que estiver alheio à partida não nos diz respeito”, afirma o presidente do grupo, André Guerra. 

 

“Ainda mais nesse momento em que o time é decacampeão e estamos comemorando.

FOCO 

“Não haverá nenhuma ação [relacionada a Bolsonaro], e a única instrução [aos membros da organizada] é que apoiem o Palmeiras e comemorem o título que tanto lutamos para conquistar”, afirma Guerra, que reforça que a agremiação é apartidária.


TRADIÇÃO

O senador José Serra foi ao jantar da convenção anual da Confederação Israelita do Brasil, no sábado (24), na Hebraica. O presidente da instituição, Fernando Lottenberg, e sua mulher, Nancy, o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, e a vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura, estiveram lá. 


A Câmara Municipal de SP aprovou projeto de lei do vereador Milton Leite que dá a medalha Anchieta ao desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti.

O documentário “Henfil” terá ação de realidade virtual na sessões de pré-estreia do filme. No sábado (1º), às 19h, no Espaço Itaú de Cinema. 

A Orquestra Arte Barroca se apresenta na Casa de Portugal, em São Paulo. No sábado (1º), às 20h. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas