Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus STF

Pedido de apenas 24 senadores para votar nome de Mendonça ao STF revela falta de apoio, dizem adversários de indicado de Bolsonaro

Ex-AGU precisa do voto de 41 parlamentares para virar ministro da Corte

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Um requerimento do senador Esperidião Amin (PP-SC) pedindo que a indicação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal (STF) seja votada com urgência pelo plenário da Casa teve o apoio formal de 24 outros senadores —que pediram para assinar o documento.

TAMANHO EXATO

O número está sendo considerado por adversários como revelador do apoio real que Mendonça tem hoje no Senado para virar ministro do STF. Ou seja, ele teria hoje pouco mais da metade dos 41 votos que precisa para ser aprovado.

CORTE

O ex-advogado-geral da União enfrenta resistências até agora incontornáveis —a principal delas é a do presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Ele se recusa a marcar uma data para a sabatina de Mendonça e a votação do nome no órgão. Só depois disso o nome poderia ser analisado pelos 81 senadores em plenário.

COSTURA

A iniciativa do senador Amin busca justamente contornar a recusa de Davi Alcolumbre. A mesa do Senado, no entanto, rejeitou o pedido do parlamentar.

Davi Alcolumbre (DEM-AP), ex-presidente do Senado e atual presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa - Pedro Ladeira - 1º.fev.21/Folhapress

COSTURA 2

Amin afirma que, se não fosse isso, seu requerimento teria um número muito maior de assinaturas, “mais de 40 com certeza”. “Mas os senadores não podem assinar um requerimento impugnado”, diz.

MINHA VOZ

Capa da edição de outubro da revista Glamour, que chega às bancas nesta sexta (8) - Vivi Bacco/Divulgação

As artistas Agnes Nunes, Bivolt, Katum Mirim, Késia Estácio, Larissa Luz, Lellê, Letrux, Malía e Negra Li estrelam a capa de outubro da revista Glamour, que chega às bancas nesta sexta (8); na edição, elas falam sobre superação e ativismo. 

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO e BIANKA VIEIRA

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas