Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus

PF disponibilizará dados genéticos para pessoas adotadas que buscam pais biológicos

Entre 2022 e 2024, 144 pessoas procuraram a ajuda do Ministério da Justiça para esclarecer suas origens

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Polícia Federal (PF) passará a disponibilizar dados genéticos armazenados no Instituto Nacional de Criminalística para auxiliar pessoas que foram adotadas e, depois de adultas, decidiram buscar seus pais biológicos.

Sede da Polícia Federal, em Brasília - Marcos Oliveira - 1º.abr.2023/Agência Senado

ASSINATURA

O convênio para que as informações sejam acessadas foi firmado na semana passada pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça com a PF.

TRILHA

Entre 2022 e 2024, 144 pessoas procuraram a ajuda do ministério para esclarecer suas origens biológicas. O pedido parte tanto de cidadãos que vivem no Brasil como de pessoas que foram adotadas por famílias no exterior.

TRILHA 2

Do total, 18 desistiram da busca, 31 foram encerrados sem resultado algum e nove tiveram sucesso ao permitir o reencontro com a família biológica. Outros 86 casos permanecem com buscas em andamento.

TRILHA 3

A lei brasileira garante ao cidadão que foi adotado o direito de conhecer sua origem biológica e de ter acesso irrestrito ao processo de adoção depois que completar 18 anos.

TRILHA 4

Há adoções, no entanto, que foram feitas de forma irregular, e portanto não há documentos que possam ser consultados.

TRILHA 5

"Nos anos 1980, especialmente, houve muitos casos de crianças tomadas de mães que viviam em situação de pobreza e vulnerabilidade, que estavam sozinhas, ou de famílias que passavam pela mesma situação. Nada era documentado, tudo era feito de forma irregular", diz a coordenadora-geral de Adoção e Subtração Internacional de Crianças e Adolescentes do ministério, Michelle Najara.

VAZIO

Ela relata que as pessoas que procuram o ministério muitas vezes fazem a busca por longos anos. E, quando não conseguem descobrir suas origens, ficam imensamente frustradas e tristes. "É um vazio muito grande", afirma ela, confiante de que o acesso ao banco genético do Instituto de Criminalística deve aumentar a taxa de sucesso das buscas.

À MESA

Os empresários Marcelo Abrão e Marcela Crespi receberam convidados em um jantar realizado para o cantor Andrea Bocelli antes de seu show no Allianz Parque, em São Paulo, na noite de sábado (25). O italiano chegou acompanhado da mulher, Veronica Berti, ao evento, que teve menu assinado e servido pelo restaurante La Serena. O secretário municipal da Justiça de São Paulo, Fernando José da Costa, a mulher, Cristiane Zanetti da Costa, e a filha do casal, Julia da Costa, estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas