Siga a folha

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Vetados na China, diários do vírus em Wuhan vão ser lançados no Brasil

Fang Fang conta o cotidiano de vida e morte no epicentro da Covid-19, em textos que atraíram a ira do governo

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Os diários da escritora chinesa Fang Fang, que causaram rebuliço ao relatar a quarentena de dentro dos muros de Wuhan, vão ser publicados pela Faro Editorial, que acaba de comprar os direitos da obra.

A autora, cujo nome verdadeiro é Wang Fang, contava o cotidiano de vida e morte no epicentro do coronavírus, em publicações online que atraíam milhões de visualizações —e a ira do governo autoritário chinês, que passou a derrubar suas postagens e pressionar contra a publicação do seu relato.

Mas não adiantou, e os "Diários de Wuhan" já saíram em ebook nos Estados Unidos e vão chegar ao Brasil em setembro, após tradução feita por uma força-tarefa da editora.

Retrato de Tarsila do Amaral pelo pintor Cicero Dias em 1929, presente no livro "Art Déco no Brasil - Coleção Fulvia e Adolpho Leirner", organizado por Ana Paula Simioni e Luciano Migliaccio. O livro, que discute a contribuição do estilo para a gênese do modernismo, chega em agosto pela editora Olhares - Divulgação

OLÁ, ADEUS... A Companhia das Letras comprou os direitos para publicar a primeira edição brasileira da novela "Los Adioses" (as despedidas), de Juan Carlos Onetti, tido como o maior nome da literatura uruguaia. E vem com um bom gancho.

...ADEUS, OLÁ A história, publicada em 1954, se ambienta numa vila em meio às montanhas onde tuberculosos vão para se curar, e o narrador é conhecido por descobrir se quem chega lá vai ou não se livrar da doença respiratória. A obra chega em 2021, com tradução de Miguel Del Castillo.

FICÇÃO CIENTÍFICA... O Instituto Serrapilheira e o Suplemento Pernambuco fizeram uma parceria inédita para publicar, começando em setembro, contos que partem de premissas científicas sólidas. A ideia do projeto Botão Vermelho é unir duas áreas que vêm sendo atacadas pela era da desinformação: a ciência e a cultura.

...COM LASTRO Entre os autores já confirmados, estão Ana Rüsche, Itamar Vieira Junior e Eliana Alves Cruz. "Interessa aqui ver como cada uma dessas pessoas pode criar universos próprios a partir de pesquisas de cientistas brasileiros que trabalham em universidades públicas e recebem apoio do Serrapilheira", diz a pesquisadora Carol Almeida, que coordena o projeto.

A MIL MÃOS O escritor J.P. Cuenca abriu o processo de criação do seu próximo livro, feito a partir de diários que alimenta desde o ano passado. Ele vai abrir um site com trechos inéditos da obra em progresso, assim como uma lista de WhatsApp em que vai compartilhar o laboratório do livro. A ideia é trazer o leitor pra mais perto do processo de escrita.

DEDO DE POESIA O americano Ben Lerner, que lançou obras em prosa mas sempre se definiu mais pela poesia, vai ter seus poemas publicados em "Percurso Livre Médio", que sai em agosto pelas Edições Jabuticaba, com tradução de Maria Cecilia Brandi e orelha de Paulo Henriques Britto.

Erramos: o texto foi alterado

Ao contrário do que dizia a coluna, a poesia de Ben Lerner já foi publicada no Brasil, no ebook "Ângulo de Guinada", de 2015. O texto foi corrigido.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas