Siga a folha

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Descrição de chapéu Livros

Dois Pontos, nova livraria 100% virtual, quer destacar curadoria para atrair leitores

Projeto começa a funcionar em abril e aposta em oferecer canais de entrada à leitura e navegação amigável

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A livraria Dois Pontos se prepara para aportar em breve no Brasil. Mas quem quiser saber em qual rua suas portas vão abrir vai se frustrar.

Isso porque o projeto, que deve começar a funcionar por volta de abril, vai ser totalmente virtual. "E se tudo der certo, continuará sempre só online", brinca Ciça Pinheiro, uma de suas idealizadoras.

Ela, que foi diretora de criação nas revistas Trip e Gama, toca o projeto com a amiga de infância Ana Paula Rocha, diretora de operações da Zahar por dez anos, até a incorporação da editora pelo Grupo Companhia das Letras.

Um dos principais focos da nova livraria será a curadoria de conteúdo —uma das reclamações frequentes em relação às plataformas virtuais é a imensidão de informações, que faz com que o potencial leitor fique perdido em meio a um mar de opções. É nesse quesito que a Dois Pontos pretende ter um diferencial.

"A experiência da loja física é insubstituível, encontrar um livro por acaso, ter contato humano. Nós sentimos falta disso", afirma Rocha. Uma solução para replicar um pouco dessa experiência virtualmente é apresentar sugestões ao visitante com recortes amigáveis ("autores africanos de que a gente gostou") e apostar numa navegação atraente.

Outra prioridade vai ser criar o que chamam de canais de entrada para novos leitores, estimulando o hábito da leitura com, por exemplo, clubes de assinatura mensais da livraria. Vão ser dois —um de ficção, "Histórias Irresistíveis", e um de não ficção, "Bússola".

Na visão das diretoras, o mercado online ainda é dominado por poucos gigantes, especializados em vender de tudo, e falta um canal específico com atenção aos livros. É bom lembrar que, no ano passado, o mercado editorial se escorou em grande parte nas vendas virtuais. Quanto mais, melhor.

Trecho do quadrinho 'Guarda Lunar', que o escocês Tom Gauld lança pela Todavia este mês - Divulgação

LÁ DE FORA A Carambaia publica esse mês o romance "A Saga de Gösta Berling", de Selma Lagerlöf, a primeira mulher a receber o Nobel de literatura, em 1909. Na obra, que a sueca escreveu em 1891 e segue inédita aqui, um pastor bonitão que foi destituído do cargo pelo alcoolismo é resgatado da infâmia por uma mulher poderosa.

LÁ DE DENTRO E uma das grandes apostas deste mês da editora Planeta é a "Biografia da Depressão" escrita pelo psicanalista Christian Dunker. A obra retraça a história da doença desde que, segundo o autor, ela se tornou personagem decisiva na história humana, na virada para o século 17. O livro sai pelo selo Paidós, inaugurado há poucos meses e especializado em psicologia.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas