Siga a folha

Descrição de chapéu jornalismo mídia

Coleção Folha resgata ondas de imigração diferentes que passaram pelo Brasil

Nono volume contempla não só nas fotos a diversidade de nacionalidades presentes no país, mas também nos fotógrafos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O volume nove dos dez livros da Coleção 100 Anos de Fotografia – Pelas Lentes da Folha, que chega às bancas no domingo, dia 25, traz uma particularidade. Ao retratar os imigrantes no Brasil, na divisão temática dos livros da coleção, ele contempla a diversidade de nacionalidades presentes no país não apenas nas fotos, mas também nos fotógrafos.

A série foi criada para homenagear os profissionais do fotojornalismo que ajudaram a construir a linguagem visual do jornal nesse primeiro século de existência, comemorado no último dia 19 de fevereiro. E eles carregam ascendências diversas.

Família de imigrantes da Pomerânia (região histórica entre Alemanha e Polônia) trabalha em lavoura no Brasil - Manoel P. Pires - jan.1982/Folha

“Imigrantes – Em Busca de um Recomeço” reúne fotos de Karime Xavier, descendente de sírios e austríacos, Lalo de Almeida, de família de procedência russa e italiana, Bob Wolfenson e Avani Stein, ambos de origem judaica, e de Bruno Santos e Rubens Cavallari, de raízes italianas, entre representantes de mais ascendências.

Todos os volumes da coleção oferecem informações históricas curiosas acompanhando as imagens, que formam um divertido almanaque.

Em todos os volumes, a coleção oferece uma brincadeira de imagens. Publica duas fotos de um mesmo cenário, uma antiga e outra recente, para exibir a passagem do tempo. Desta vez, o jogo é com o bairro da Liberdade, praticamente um pedaço de Japão em São Paulo, em fotos de 1984 e 2020. Pouca coisa mudou nas ruas do bairro, que preservam iluminação de rua e outros adereços típicos japoneses.

Fotos da década de 1950 reúnem portugueses, italianos, húngaros e outros europeus, que vieram ao Brasil em grande número depois da Segunda Guerra Mundial. Com o final do conflito, em 1945, os anos seguintes foram de reconstrução na Europa, e muitos decidiram tentar a sorte em outro continente.

Em fotos mais recentes, fica evidente a mudança do perfil dos imigrantes neste século, muitos deles chegando ao Brasil para fugir de situações adversas em seus países. Libaneses, sírios, angolanos, congolenses e haitianos estão entre duas últimas décadas.

Há também o registro de imigrantes de países da América do Sul. Em São Paulo, o maior fluxo de imigrantes nos últimos tempos foi de bolivianos, concentrado principalmente entre 2011 e 2013.

Vendido por R$ 24,90, com um pôster gratuito impresso em papel especial, “Imigrantes - Em Busca de um Recomeço” é o penúltimo volume da coleção. No dia 2 de maio, chega às bancas o último
volume, dedicado a uma miscelânea de fotos nostálgicas.

OS TÍTULOS DA COLEÇÃO E AS DATAS

28.fev São Paulo
7.mar Transportes
14.mar Infância
21.mar Cotidiano
28.mar Comércio
4.abr Brasileiras
11.abr Trabalho
18.abr Manifestações
25.abr Imigrantes
2.mai Nostalgia

COLEÇÃO 100 ANOS DE FOTOGRAFIA - PELAS LENTES DA FOLHA

Avaliação:
  • Onde: Compras pelo site folha.com.br/100anosdefotografia

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas