Siga a folha

Descrição de chapéu Cinema

Morre Melvin Van Peebles, pioneiro do cinema negro que inspirou Spike Lee

Cineasta é conhecido como um dos principais nomes do blaxploitation, movimento dos anos 1970

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Washington | AFP

O diretor e roteirista americano Melvin Van Peebles, pioneiro do movimento de cinema blaxploitation, cujo filme "Sweet Sweetback's Baadasssss Song" inspirou várias gerações de cineastas negros, morreu aos 89 anos, nesta terça (21).

"Temos a tristeza de anunciar a morte de um gigante do cinema americano, Melvin Van Peebles", disseram seu filho, o ator Mario Van Peebles, e representantes da distribuidora Criterion Collections, por meio de comunicado. "[Ele] morreu durante a noite passada, em sua casa, com sua família, aos 89 anos."

O cineasta Melvin Van Peebles em 5 de setembro de 2012, na França p - Charly Triballeau/AFP

"Em uma carreira incomparável, Van Peebles deixou uma marca indelével no cenário cultural internacional. Sua falta será profundamente sentida", completa o texto.

Com o filme "Sweet Sweetback's Baadasssss Song", de 1971, Melvin Van Peebles inaugurou a era do blaxploitation, um movimento cinematográfico que deu à comunidade negra voz em Hollywood e influenciou cineastas como Spike Lee e Barry Jenkins.

"Sweet Sweetback's Baadasssss Song" é um filme que narra a história de um prostituto negro que mata dois policiais racistas que agrediram um ativista dos Panteras Negras.

"Eu nem sabia que tinha um legado", declarou Peebles ao jornal americano The New York Times, em 2010. "Eu faço o que quero fazer."

"Sweet Sweetback", que ele escreveu, dirigiu, financiou e estrelou, foi exibido em apenas duas salas de cinema, mas ganhou fama e, no fim, arrecadou US$ 10 milhões à época. Esse foi o longa-metragem independente mais rentável da história no período, segundo o portal americano The Hollywood Reporter.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas