Siga a folha

Leitores falam de foto que mostra apoiadores em dobro em ato com Lula

Análise de Becky S. Korich sobre a nova fobia social é elogiada

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Lula na Bahia
O PT precisa selecionar bem os profissionais que vão trabalhar nas matérias ("Lula divulga foto com apoiadores duplicados e vira alvo nas redes", Política, 2/7). Fácil para os fraudadores adulterar uma foto, uma fala, um documento, e o próprio PT divulgar achando que é legítimo. Como o bolsonarismo vive da mentira, todo cuidado é pouco.
Francisco Eduardo de Carvalho Viola (São José dos Campos, SP)

Foto que mostra apoiadores em dobro em foto de cortejo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Salvador é alvo de polêmica nas redes - @Ricardo Stuckert no twitter

Mostra o que Bolsonaro vem dizendo a tempo: pesquisas fajutas, falsas, mal feitas, ou feitas com má-fé. A pesquisa do povo mostra o Bolsomito disparado na frente e o outro mal saindo de casa, pois só lhe viram as costas.
Vilnei Herbstrith (Porto Alegre, RS)

Hoje a turma tem o que falar contra Lula e despistar o fracasso da motociata. Em vez de contestarem as fotos e se havia ou não multidão, escondem o flop do Mito.
Maria Irene de Freitas (Rio de Janeiro, RJ)


Fobia coletiva
Estou cem por cento com você. ("A nova fobia coletiva", Tendências e Debates, 2/7). Atualmente, o que mais aprecio é a companhia de alguém que quero bem e só falarmos se for mais importante que o silêncio.
Luiz Simões Berthoud (Tremembé, SP)

Excelente reflexão da Becky S. Korich , mas também falta a falta de vergonha na cara da classe política brasileira.
Hanna Maryam Korich (Mairiporã, SP)

Um texto ou uma poesia? Pertinente e belíssimo, teórico e prático, perturbador e acalentador. Parabéns à Folha, parabéns à colunista. Quero mais.
Isaac Chammah (São Paulo, SP)


Jânio de Freitas
Não será por causa de R$ 600 que o brasileiro se esquecerá dos mais de 600 mil mortos de Covid e dos 4 anos de desgoverno terrorista. O problema é se o vencedor das eleições tomará posse, já que os marginais armados vão fazer balbúrdia e passar vergonha. ("Favorecer Bolsonaro com bilhões é ladroagem eleitoral", Jânio de Freitas, 3/7)
Daniel Choma (Florianópolis, SC)

Bolsonaro considera que a população carente é boba, pode ser enganada facilmente, ledo engano. Vai usar o benefício para satisfazer as necessidades, mas votará em Lula.
José Manoel Martins (Bebedouro, SP)

Parabéns a nosso melhor jornalista, que nos permite entender o momento político em que vivemos. O presidente erra, mas sempre com respaldo de Senado e Câmara, que o apoiam e atropelam a Constituição.
Cleuza Maria Lopes Simplicio (Poços de Caldas, MG)

Cada vez mais agressivo, raivoso e destemperado, temos um Jânio demagogo, travestido de filantropo. Por baixo dessa fantasia há outro Jânio, revoltado e desesperado com a falta do dinheiro público da publicidade governamental
José M Leal (Campinas, SP)


Racismo
No Brasil há um fosso enorme de desigualdade racial e desigualdade social; uma não exclui a outra, e quase sempre andam juntas. ("Negros são a maioria das vítimas de crimes violentos no Brasil, mostra levantamento", Cotidiano, 3/7)
Marcio Stringari (Chopinzinho, PR)

Durval Teófilo Filho, morto a tiros em São Gonçalo (RJ) - Reprodução/TV Globo

A questão não é se quem pratica a violência é branco, preto, vermelho ou azul, mas quem vive em piores condições, sem acesso às condições básicas de vida para a formação da cidadania. Essas pessoas estão desde cedo expostas a todas as formas de violência, sendo a primeira o abandono pelo Estado.
Dorivaldo Salles de Oliveira (São Paulo, SP)


Elio Gaspari
Pedro Guimarães só perdeu o cargo por causa das eleições. Caso contrário, as funcionárias é que seriam punidas. Bolsonaro não apoiou publicamente as ofendidas, nem condenou seu amigo do peito. Misóginos se apoiam. ("Mulheres que denunciaram Pedro Guimarães escreveram página memorável", Elio Gaspari, 3/7)
José Vanzo (Franca, SP)

Parabéns às denunciantes. Toda mulher que já sofreu algum tipo de assédio sabe o quanto essa situação é degradante e difícil.
Cláudia Roveri (Blumenau, SC)


Sexo com motoristas de app
Excelente matéria. Mostra o quão produtivo se tornou o Brasil, com a economia em frangalhos de um lado e seres identitários que valorizam as relações sensuais acima de tudo de outro. ("Em busca de dinheiro, motoristas por aplicativo fazem sexo com passageiros em corridas", Cotidiano, 2/7)

Celso Augusto Coccaro Filho (São Paulo, SP)

Se os dois são adultos e decidiram de comum acordo, o que tem de mais? Vamos nos preocupar com coisas sérias. Entre quatro paredes e dentro de um carro, tomando cuidando para não se expor e atrapalhar a direção, tudo pode. Terror foi o motorista que estuprou a passageira e motorista que coloca música gospel e sertaneja.
Maurício Silva (Rio de Janeiro, RJ)


Mundo leu
Gostei da resenha mas me surpreendi com a parcialidade do comentário final ("Cartas ao meu Vizinho Palestino’ é lição fundamental para quem torce pela paz", Mundo, 30/6). Israel construiu uma sociedade pujante. Os palestinos que permaneceram evoluíram, cursaram universidades, se entrosaram na vida nacional. Os que se dirigiram a países árabes foram aprisionados em campos de refugiados. A triste saga dos palestinos só ocorre fora de Israel
Marcos L. Susskind (Holon, Israel)


Nelson Piquet
Chamar de boquirroto é elogio. É escória mesmo. ("Nelson Piquet sempre foi boquirroto", Juca Kfouri, 3/7)
Itagiba Souza (São Paulo, SP)

Foi uma das falas mais suaves de Nelson Piquet. Um grande piloto, um ser humano desprezível.
Manoel Marcilio Sanches (São Paulo, SP).

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas