Siga a folha

Descrição de chapéu mercado de trabalho tecnologia

Empresas já conduzem processos seletivos no metaverso

Companhias apostam nessa tecnologia para recrutamento de programas de estágio

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A partir da mudança do nome do Facebook para Meta com o objetivo de entrar de vez no metaverso, espécie de mundo virtual em que é possível interagir por meio da realidade aumentada, empresas começaram a aplicar essa tecnologia aos seus processos seletivos.

A Companhia de Estágios, especializada em recrutamento de estagiários e trainees, lançou em fevereiro um projeto-piloto para que empresas parceiras pudessem experimentar o metaverso. A ideia, dizem os recrutadores, é conhecer a plataforma e proporcionar uma experiência diferente aos candidatos.

Usando óculos de realidade virtual, recrutadores e candidatos entram nesse universo paralelo e lá realizam a fase de entrevistas.

Óculos de realidade virtual usados para acessar o metaverso - Mangostar/Adobe Stock

Tiago Mavichian, CEO e fundador da Companhia de Estágios, diz acreditar que, mesmo com o retorno das atividades presenciais, os processos de seleção vão continuar acontecendo também de maneira virtual e há necessidade de evoluir essa dinâmica.

"As entrevistas por Microsoft Teams ou por Zoom têm algumas limitações. A gente viu no metaverso uma ferramenta que poderia trazer mais funcionalidade e mais recursos para um processo de seleção", diz Mavichian.

A montadora Scania participou do projeto e implementou o metaverso como etapa obrigatória do processo seletivo, na fase de entrevistas. As vagas eram destinadas à área de engenharia, e 30 candidatos participaram da experiência.

Para Danilo Rocha, vice-presidente da área de recursos humanos da Scania, o objetivo é conhecer a nova tecnologia e avaliar o comportamento do candidato diante da realidade virtual.

Rocha também afirma que introduzir o metaverso na empresa é uma forma de se aproximar dos jovens da geração Z (nascidos entre a metade dos anos 1990 e 2010), mais acostumados às novas tecnologias.

Segundo Tiago Mavichian, o candidato se dirige a uma sala, onde coloca os óculos. Já no ambiente do metaverso, ele (seu avatar) entra na sala de reunião, onde se encontra o avatar do recrutador. Nessa sala, ele fica sentado diante de uma mesa. "Os óculos captam a altura da mesa. O candidato encosta o controle na mesa para demarcar sua área de trabalho", diz Mavichian.

Na entrevista, que se dá como uma entrevista comum, o candidato pode interagir, projetar uma tela ou emular um teclado. Além disso, é possível ajustar detalhes técnicos, como o volume do som, pelos óculos.

Entrevistas no metaverso feitas pela Companhia de Estágios para a Scania - Arquivo pessoal

A estudante de psicologia Aline Camargo, 28, foi uma das candidatas que participaram da seleção da Scania. Ela fez a entrevista no metaverso e avalia que conseguiu se expressar melhor no ambiente virtual.

"Quando vou para uma chamada de vídeo ou por telefone, sinto que falta alguma coisa e parece que preciso me esforçar mais para me explicar. No metaverso, [eu e a recrutadora] nos conectamos muito facilmente, senti o que ela estava querendo dizer com a expressão corporal", conta Aline.

Instituto Ayrton Senna também quis levar o projeto para o processo seletivo do programa de estágios deste ano. Segundo Ewerton Fulini, vice-presidente corporativo do instituto, alguns finalistas farão as entrevista no metaverso, e outros, presencialmente, sem o uso da realidade virtual.

O objetivo, diz Fulini, é testar a nova tecnologia e tornar a experiência do candidato mais atraente e divertida. Além disso, ele avalia que o metaverso pode deixar a entrevista mais leve, principalmente para aqueles que estão se candidatando ao primeiro emprego e podem ficar mais nervosos durante a conversa.

Mavichian, da Companhia de Estágios, conta que, desde o final do ano passado, a companhia oferece treinamento para os recrutadores, em conjunto com a equipe de tecnologia, explicando o conceito de metaverso e mostrando suas possibilidades de uso.

Segundo ele, o processo seletivo segue as mesmas etapas de uma seleção tradicional, ou seja, os interessados se inscrevem para uma vaga e passam pela triagem até chegar à fase de entrevista. Para a fase no metaverso, é marcado um encontro presencial, quando os candidatos participam de um treinamento para se familiarizar com o ambiente e os óculos de realidade virtual, até chegar à entrevista de fato.

"A gente ambienta a pessoa e a ensina a usar os comandos, a selecionar as opções no metaverso. Na tela, a pessoa consegue montar o avatar dela", conta Mavichian. O avatar é a forma como o candidato será representado no ambiente virtual —pode escolher cor do cabelo, cor da pele e roupa, entre outros.

Na avaliação de Carolina Balduino, consultora de carreiras com foco em recrutamento e seleção, as empresas que optarem pelo uso do metaverso em seus processos seletivos devem evitar excessos.

"Toda tecnologia é bem-vinda, até para que possamos analisar [se vale a pena]. Mas é preciso observar até que ponto a gente deixa de ser humano e começa a robotizar todas as coisas", diz.

A consultora ressalta, contudo, que o metaverso pode ter diversas aplicações benéficas, por exemplo na fase de integração dos novos colaboradores ou no momento de conhecer a cultura da empresa.

A Ambev também entrou na onda do metaverso e criou seu próprio sistema, mais simples, usado no recrutamento do programa de estágios. Os participantes aprovados para a fase de dinâmicas e entrevistas receberam um link para acessar, de casa, a plataforma, onde tiveram informações sobre a empresa e suas políticas.

De acordo com a Ambev, o modelo, em que não há uso dos óculos de realidade virtual, foi escolhido devido ao grande ao número de candidatos inscritos no processo seletivo.

"Eles podiam interagir ali dentro e conhecer sobre os nossos mundos, nossas pessoas, nossos produtos. Então eram várias interações, e de uma maneira 'gamificada'. Conforme ele [candidato] completava tarefas ou conforme assistia a alguns vídeos, ganhava um premiozinho", conta Nathalya Rigitano, gerente de desenvolvimento e carreiras da Ambev.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas