Siga a folha

Descrição de chapéu Games tecnologia

Entenda como um jogo é desenvolvido

Processo também envolve superar desafios e passar de fases

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O desenvolvimento de um videogame, a princípio, pode parecer simples: ocorre em apenas três etapas principais. No entanto, a depender da sua complexidade (e orçamento) pode envolver desde um único desenvolvedor de um estúdio independente ou equipes com centenas de profissionais, no caso das grandes empresas do ramo.

Exemplos de jogos feitos por poucas pessoas não faltam, ainda mais no Brasil, onde a atividade do setor ainda é tímida. Em 2021, o game Unsighted, do Studio Pixel Punk, formado por duas desenvolvedoras trans, foi considerado um dos melhores jogos do ano por veículos especializados.

Estúdio de transimssão da LBFF, Liga Brasileira de Free Fire, um dos games de celular mais populares no Brasil - Adriano Vizoni/Folhapress

Sucessos multimilionários também são numerosos e até mesmo duradouros, como Grand Theft Auto V, que mesmo tendo sido lançado em 2013 ainda se mantém como um dos jogos de PC mais jogados do mundo.

O fundamental para o desenvolvimento de um jogo é a existência de três eixos: os designers de games, os artistas e os programadores. É da interação entre os três que nasce um game.

Veja abaixo as fases na missão da produção de um jogo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas