Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Descrição de chapéu Pets

Aprenda a preparar sorvetes para refrescar o pet nos dias quentes

Carne, frutas e até ração são opções para picolés; veja receitas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Manter o pet hidratado nos dias quentes é fundamental. Uma opção para aliviar o calor e entreter o animal é oferecer sorvetinhos feitos em casa.

Além de permitir que o tutor tenha controle sobre os ingredientes, os picolés feitos em casa são livres de corantes e açúcares, afirma a professora JanaÍna Duarte, coordenadora do curso de medicina veterinária da Faculdade Anhanguera.

"Também são personalizáveis, permitindo a adaptação das receitas de acordo com as preferências e restrições alimentares de cada bichinho", diz.

cachorro toma picolé
Cachorro se refresca com picolé - Adobe Stock

Podem ser usadas frutas —sempre sem as sementes— como maçã, banana, morango, iogurte sem açúcar, caldo de carne ou frango sem sal e até cenoura.

No entanto, vale lembrar que alguns ingredientes são tóxicos, como uva, chocolate e xilitol.

Antes de ir para a cozinha, porém, o tutor deve levar em consideração idade, possíveis problemas de saúde e restrições alimentares do pet. "Ao escolher os itens, verifique com o médico veterinário do seu animal se eles são seguros para o tipo de animal que você tem."

A guloseima deve ser oferecida em pequenas porções, especialmente se o animal não estiver acostumado com sorvetes, para evitar problemas gastrointestinais.

"Após o consumo, fique atento a sinais como vômitos, gripes, surtos ou dificuldades respiratórias. Se o seu animal apresentar alguns desses sintomas após consumir sorvete, suspenda imediatamente e consulte um veterinário", diz.

Receitas de sorvetes para pets

A professora da Anhanguera ensina a fazer três tipos de sorvetes:

Sorvete de banana
Misture bananas maduras com iogurte natural sem açúcar, despeje em formas de picolé e congele.

Sorvete de frutas vermelhas
Combine morangos e mirtilos com água de coco, batata e congele.

Sorvete de cenoura
Cozinhe cenouras, mistura com caldo de frango sem sal, congele em pequenas porções.


Como o blog já mostrou, frango, carne e até ovo congelado podem virar picolés. Confira abaixo receitas sugeridas pela rede de hospitais veterinários Pet Care.

Sorvete de frango
Coloque ½ kg de frango em dois litros de água em uma panela de pressão, adicione duas cenouras inteiras, um fio de azeite e uma pitada de sal. Cozinhe por 20 minutos. Assim que esfriar, coe o caldo e coloque em forminhas de gelo. Pode ser oferecido como petisco nos dias de calor.

Picolé de carne
Coloque ½ kg de carne de músculo bovina em dois litros de água em uma panela de pressão, adicione uma batata doce e uma cenoura inteira, um fio de azeite e uma pitada de sal. Cozinhe por 20 minutos. Assim que esfriar, coe o caldo e coloque em forminhas de gelo ou use meio copinho descartável como medida.

Ovo congelado
Segundo o hospital veterinário, ovo cozido é um petisco saudável, barato e fácil para cães e gatos. O preparo também é simples: cozinhe o ovo, congele e sirva! Para raças de pequeno porte, corte em quatro partes ou esmague e coloque nas forminhas de gelo. Ovo de codorna também é opção.

Ração também é uma alternativa, como o blog também já mostrou. Veja a sugestão da rede Petz:

Sorvete de ração
Coloque uma porção de ração seca ou úmida em forminhas de gelo, com um pouco de água, e leve ao freezer. Pode também bater no liquidificador com água. A recomendação da rede é servir um cubinho por dia, como petisco ou durante a refeição.

Sorvete para gatos
Gatinhos nunca são esquecidos neste blog! Abaixo, a dica do Pet Care:
Coloque um petisco, ração úmida ou comida que ele goste em um pouco de água filtrada, despeje na forminha de gelo ou em copo descartável e leve para o congelador. Sirva como petisco.

Cuidados com o pet no calor

Sorvete não é tudo. Incentive o animal a beber água mais vezes por dia e evite deixá-lo em locais quentes, sem ventilação adequada ou exposto ao sol.

Se os dias quentes são um convite a atividades ao ar livre, os efeitos do calor podem colocar cães e gatos em perigo. No verão, aumentam os registros de hipertermia, quando a temperatura do corpo do pet sobe muito, com risco de elevar a pressão e causar parada cardíaca.

Por isso, hidratação é prioridade. Ofereça sempre água limpa e fresca –em casa ou durante os passeios.

Na rua, evite o asfalto quente para não queimar as patinhas do cachorro.

Se ele ficar ofegante durante o passeio, procure uma sombra, ofereça mais água e borrife um pouco no corpo do animal. E, como atividades externas favorecem o contato entre pets, não esqueça de manter a carteira de vacinação em dia.

Siga o Bom Pra Cachorro no Twitter, Instagram e Facebook

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.