Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Descrição de chapéu Pets

Veterinários questionam idade de Bobi, o cão mais velho do mundo

Guinness, que deu título ao animal, diz a jornal britânico estar ciente e investigando o caso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bobi, o cachorro mais velho do mundo, viveu 31 anos e 165 dias, segundo o Guinness, o livro dos recordes. Agora, a longevidade do animal é alvo de questionamentos de veterinários.

Bobi faz 31 anos
Bobi comemora 31 anos - Bobiportugal no Instagram

Danny Chambers, veterinário e membro do conselho do Royal College of Veterinary Surgeons, disse ao jornal britânico The Guardian que nenhum dos seus colegas acredita que Bobi tinha 31 anos.

"Isto equivale a um ser humano viver mais de 200 anos", disse, pedindo provas sobre a idade do animal.

"Alegações extraordinárias exigem provas extraordinárias", continuou.

Um porta-voz do Guinness, que no começo deste ano deu o título ao cachorro, disse ao jornal que a publicação está ciente das dúvidas e investigando o caso.

A expectativa de vida da raça, um rafeiro do Alentejo, fica entre 12 e 14 anos.

Quando recebeu o título, marcando 30 anos, Bobi não era apenas o cão mais idoso vivo, mas o mais velho entre todos os registros do livro dos recordes. Antes dele, o título de cachorro mais velho de todos os tempos era do pastor australiano Bluey, que morreu em 14 de novembro de 1939, aos 29 anos e 5 meses.

Andrew Knight, professor emérito de bem-estar veterinário, lembra de outros cães que viveram muito tempo e diz que seria útil comparar Bobi com outros cinco a dez cães mais velhos para ver o quanto ele é uma exceção. Ele ressalta, no entanto, a necessidade de forte evidência para verificar as idades desses animais.

Ao anunciar o recorde, o Guinness afirmou que a data de nascimento de Bobi havia sido confirmada pelo serviço médico veterinário do município de Leiria e também verificada pelo banco de dados do Siac (Sistema de Informação de Animais de Companhia) de Portugal.

Agora, entre as contestações, está o fato de os registros serem baseados em informações de tutores.

bom pra cachorro - Bobi, o cachorro mais velho do mundo
Bobi, o cachorro mais velho do mundo - Guinness World Records

O rafeiro morreu no dia 20, em uma clínica. "Foi uma luta dura e só um guerreiro como ele podia ter aguentado este tempo", disse na ocasião o tutor, Leonel Costa, ao português SIC Notícias.

Segundo os registros, Bobi nasceu em 11 de maio de 1992, era descrito como muito sociável e morava em uma área rural de Leiria. Seu último aniversário foi comemorado com festa, comida preferida, música e bolo para os convidados.

Desde o registro do Guinness, recebeu inúmeras visitas e posou para fotos.

Segundo Costa afirmou à publicação, Gira, a mãe de Bobi, viveu até os 18 anos; e Chicote, outro cão da família, até os 22.


Siga o Bom Pra Cachorro no Instagram, Facebook, X e Threads

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.