De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato
Descrição de chapéu Banco Central juros copom

É possível ganhar 30% em um ano com títulos do Tesouro?

Retornos muito elevados só ocorrem quando há risco envolvido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Neste fim de semana, enquanto passeava pelo Instagram, recebi oferta de três influenciadores prometendo ganhos de 30% a 50% em renda fixa em um ano. Quando se ouve que isto é realizado com títulos públicos, aquele sentimento de ganância sobe pela espinha. A oferta é realmente tentadora, mas ela é possível? Se sim, em que situação elas poderiam ocorrer?

Retornos muito elevados só ocorrem quando há risco envolvido. (Photo by DANIEL MUNOZ / AFP) ORG XMIT: DGM01 - AFP

O nome "renda fixa" nos causa uma ilusão. Quando ouvimos este termo, logo pensamos em baixo risco. Se é em títulos públicos pensamos que não tem como perder. Mas, isso não é verdade.

A maior parte das pessoas cai em armadilhas financeiras, pois quando ouve falar de retorno esquece do risco.

Nenhum ganho acima do CDI ou Selic é realizado sem algum tipo de risco que possa levar a ganhar menos que estes indexadores. Essa perda pode ser apenas por um tempo ou, até mesmo, por todo o prazo de investimento.

Vamos responder à primeira pergunta: É possível ganhar 30% em um ano, investindo em títulos públicos federais?

Como escrevi ontem, a média dos títulos públicos federais com vencimento superior a 5 anos é acompanhada pelo índice IMAB5+ que é calculado pela Anbima.

A tabela abaixo mostra que nos últimos dez anos, o IMAB5+ se valorizou mais de 30% nos anos de 2012, 2016 e 2019. Portanto, a resposta à pergunta é sim. Em um ano ou outro é possível. Principalmente, após momentos de crise.

Retornos anuais do CDI, IMAB5+ (média dos títulos públicos federais com vencimento maior que 5 anos), IFIX (média dos fundos imobiliários) e Ibovespa.
Retornos anuais do CDI, IMAB5+ (média dos títulos públicos federais com vencimento maior que 5 anos), IFIX (média dos fundos imobiliários) e Ibovespa. - Michael Viriato

Entretanto, usualmente, quando isso ocorre, como pode ver na tabela acima, você também ganharia com outros investimentos de risco, como o Ibovespa ou fundos imobiliários.

Portanto, o que você comprou nestes três anos foi risco. Ou seja, como deu certo, você ganhou, mas se tivesse dado errado, perderia. Sim, este tipo de renda fixa neste caso é arriscada, pois tem elevada oscilação de preço no curto prazo.

O risco pode ser medido pela volatilidade ou dispersão dos retornos. Esta volatilidade é apresentada na segunda linha da tabela. Veja que o risco dos fundos imobiliários não é muito diferente da média dos títulos do Tesouro de mais de cinco anos de vencimento, representados pelo IMAB5+.

Inclusive, se medir o Sharpe, ou seja, o índice que mede retorno por unidade de risco, vai ver que no caso dos fundos imobiliários, o Sharpe foi melhor nestes três anos.

Talvez você se faça a segunda pergunta: o que precisa ocorrer para se ter este ganho?

Perceba que o CDI foi menor no ano seguinte a cada um dos três anos. Essa é a resposta. Este ganho na renda fixa ocorre quando há uma expectativa de queda acentuada da Selic no ano seguinte.

Isso ocorreu de fato nos anos de 2017 e 2020.

Entretanto, pode haver uma frustração nesta expectativa, ou seja, esperava-se que a Selic caísse, mas não ocorreu como o esperado. Se isso ocorrer, a alta é seguida de uma queda, como ocorreu em 2013.

Neste caso, a valorização de 34,2% do IMAB5+, ocorrida em 2012, foi sucedida por uma perda de 17,1% em 2013.

Como mencionei ontem, o risco Brasil se encontra historicamente alto e elevou toda a curva de juros.

Onde tem risco, usualmente tem prêmio. Mas, este prêmio pode demorar muito tempo para se materializar.

Adicionalmente, a possibilidade de ganhos de 30% em renda fixa ocorrerem agora é muito baixa, pois o Banco Central ainda nem terminou o ciclo de alta de juros.

O mercado ainda espera que ocorram altas na taxa Selic pelo menos nas próximas duas reuniões do Comitê de Política Monetária (COPOM).

Os mesmos três influenciadores que prometiam ganhos astronômicos na renda fixa neste fim de semana, também o faziam há um ano. Assim como relógio quebrado está certo duas vezes ao dia, se você os seguir, em algum ano eles estarão certos. O difícil será suportar os anos errados.

Portanto, muito cuidado com promessas de ganhos na renda fixa tão elevados como o dobro do CDI ou Selic.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

(Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram.)

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas que gostariam de ver comentadas aqui, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.