Gatices

Para além dos bigodes, miados e ronronados =^.^=

Descrição de chapéu Pets

Evento reúne 120 gatos de 24 raças diferentes na avenida Paulista

Primeira exposição do American Cat Club é neste domingo, no Club Homs

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O American Cat Club realiza sua primeira exposição de gatos neste domingo (2), das 10h às 18h, no Club Homs, na avenida Paulista, na região central de São Paulo.

O evento, que ocorre em parceria com marca de ração Fórmula Natural, reúne 120 gatos de 24 raças diferentes, incluindo o SRD (sem raça definida). Entre eles estarão o bengal, o somali, o abissínio, o ragdoll, o sphynx e o devon rex.

Os felinos participarão de um concurso de beleza e serão avaliados por juízes brasileiros, uruguaios e argentinos. O American Cat Club é filiado ao TICA (The International Cat Association).

A filiação é o que diferencia o encontro do American Cat Club da tradicional mostra do CBG (Clube Brasileiro do Gato), que completa 50 anos e é associado à Fifé (Fédération Internationale Féline).

"O diferencial desta exposição para a o CBG, por exemplo, são as associações e federações que possuem métodos e dinâmicas de avaliações diferentes, explica Bruno Malizia, presidente do American Cat Club.

"O standard da raça, que são os padrões das características avaliadas, como cauda, estrutura do animal, orelha e pelagem, muda de acordo a associação ou federação, e os juízes avaliam conforme determinam as regras de cada uma delas. Acredito que todos os clubes buscam a excelência em seus shows, promovendo sempre um ambiente saudável e sadio, independentemente da competição", afirma.

Patrícia Kashivagui, gerente comercial da Fórmula Natural, ressalta que os gatos são um dos animais mais queridos dos brasileiros. "A popularidade dos felinos aumenta a cada ano e eles já conquistaram seu espaço nos lares brasileiros. Seja pelo fato de serem mais independentes, darem menos trabalho com a higiene e os passeios, ou por viverem bem nos ambientes que estão cada vez menores, os gatos vêm sendo eleitos como pets. E nós estamos evoluindo conforme as necessidades deste tutor", diz.

De acordo com o Censo Pet IPB (Instituto Pet Brasil), divulgado em junho, a população de gatos foi a que registrou o maior crescimento entre os animais de estimação no Brasil de 2020 a 2021. O número de bichanos criados como pets em lares brasileiros aumentou 6% no período —mais do que o de cães, que subiu 4%.

Até dezembro de 2021, eram 27,1 milhões de gatinhos ronronando e arranhando sofás por este país afora. No ano anterior, eram 25,6 milhões. No total, segundo o levantamento, até o final do ano passado o país tinha 149,6 milhões de animais de estimação, um aumento de 3,7% sobre os 144,3 milhões de 2020.

1ª Exposição de gatos do American Cat Club
Quando domingo (2), das 10h às 18h
Onde Club Homs - av. Paulista, 735, Bela Vista, São Paulo
Quanto entrada gratuita

Siga o blog Gatices no Twitter, Instagram e Facebook.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.