#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu memes

Galinhas Inseguras transformam tristeza moderna em memes

Página faz sucesso com humor autodepreciativo típico das redes sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

"Vivendo com o brilho nos olhos (lágrimas!)". "Não adianta tomar banho com várias ervas se por dentro você tá podre". "Larga tudo e vai para o mato!"

Podiam ser as nossas ruminações de domingo à noite, mas são as angústias de galinhas diante do espelho. Compiladas em montagens coloridas e toscas, as aves reflexivas são muito conhecidas na internet, em memes que abusam do humor meio deprê e autopiedoso predominante nas redes sociais.

Ansiedade, conflitos de autoestima, a tragédia cada nova semana de trabalho — esses são alguns dos temas tratados de forma escrachada pela página Galinhas Inseguras, que reúne 890 mil seguidores no Instagram em torno das imagens divertidas.

Uma ideia simples que deu certo, como define o criador do perfil Daniel de Oliveira, 23. Atendente de telemarketing em uma hospital de São Paulo, o jovem conta que produz as imagens diariamente em seu tempo livre — em casa ou mesmo no ônibus a caminho do trabalho. "Geralmente faço três memes por dia. Sempre que tenho uma ideia, pego o celular e já começo", conta ao #Hashtag.

O processo é mais ou menos simples: selecionar imagens de galos e galinhas se encarando no espelho e editar os fundos e as fontes das letras em um aplicativo no celular. A inspiração para as frases espirituosas vem de sites ou até mesmo de consultas com colegas de trabalho.

A brincadeira, que começou em julho de 2020, passou a atrair, em pouco tempo, milhares de seguidores por dia, entre eles celebridades como as cantoras Liniker e Pabllo Vittar. "Fiquei feliz e ao mesmo tempo assustado. Mas pensei: pelo menos não sou só eu que vejo graça nisso, né?", diz.

Além da vitrine principal no Instagram, o perfil está presente de forma mais tímida no Twitter (com 2.829 seguidores) e no TikTok (784). O alcance, entretanto, é muito maior, já que as peças de formato viralizável estão espalhadas pela internet de forma descentralizada.

A força das galinhas, segundo o criador, está na capacidade delas de gerar identificação. "São coisas meio autodepreciativas e todo mundo se autodeprecia às vezes. Todo mundo tem aquele momento em que fala palavras de baixa autoestima para si mesmo É fácil de se identificar, você não precisa pensar muito", diz.

A página não é a única a misturar animais e humor triste — o que parece ser moda na internet justamente no momento em que pesquisas apontam o crescimento da sensação de tristeza e estresse pelo mundo. Destacam-se nas redes outros perfis parecidos, como a Melted Videos, Galo Caminhoneiro e Bonecas Trouxas.

Mas de onde veio a ideia das galinhas? Apesar de achar os animais naturalmente engraçados, Daniel admite que o formato não é original e copia um meme encontrado por ele no Twitter há alguns anos. Na imagem, um dos animais encara um espelho e se pergunta: "Sou patética?"

"Achei engraçado e passei a fazer com outras frases", explica. A boa repercussão tem atraído o interesse de marcas e memes sob medida já foram feitos para Club Social, Boticário e para uma lanchonete que serve produtos a base de ovos.

As parcerias, entretanto, não são tão frequentes nem tão rentáveis a ponto do criador apostar na página como seu único trabalho, um sonho de vida, mas que ainda não define como uma prioridade. "Quando tiver algum retorno financeiro, talvez eu invista mais nisso, em algo mais profissional, mas não é o meu foco", afirma.

Ele diz que já foi em busca de agências de publicidade na esperança de aumentar as parcerias do perfil, mas não recebeu retornos positivos. A única ajuda, por enquanto, vem de sua irmã que o auxilia em funções burocráticas. O próximo passo é investir em canecas, camisetas e bonés que tenham os memes como estampas e ampliem as fontes de rendimentos.

Sobre o medo do público eventualmente cansar do formato das imagens, Daniel diz não ver problema. "Tudo na internet é muito, muito substituível. Todo mundo gosta muito rápido e desgosta muito rápido também, então não tenho essa preocupação".

Ele sente confiança de que os memes são e continuarão sendo populares por cumprirem o papel simples de fazer as pessoas rirem, apesar do sofrimento. "Todo mundo quer dar risada. A gente sofre, mas vai tentando achar graça nas coisas."

Você conhece as origens dos memes? Confira abaixo

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.