#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu memes Twitter Meta

Melted Videos faz dos memes um negócio e preza por posicionamento político

Experimento audiovisual virou empresa com rotina que envolve pesquisa, reunião de pauta e turnos de trabalho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

Memes ácidos e piadas autodepreciativas alimentam o tom jocoso da página Melted Videos, que surgiu em 2014 como um experimento audiovisual. Seu idealizador, Felipe Misale, 36, se dedicava a unir imagens engraçadas, características dos anos 1980, e o ritmo de músicas vaporwave, estética originada no universo da música eletrônica. Misale sustentava o hobby em uma rotina paralela ao trabalho formal na rádio Cultura FM de São Paulo.

Antes de se consolidar como uma página de memes no Instagram, Twitter e Tiktok, a partir de 2018, o conteúdo da Melted já se destacava no YouTube e no Facebook.

O momento político do país, que acompanhava a disputa presidencial entre Jair Bolsonaro (PL) e Fernando Haddad (PT), após o impeachment sofrido pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), impulsionou as atividades da página.

"O humor usado pela Melted preza pelo posicionamento político. Não é só o meme pelo humor da rotina, mas sim, pelo humor politizado", diz ao blog #Hashtag João Miguel, 34, um dos administradores e "capivarinhas da Melted", como se autointitula.

Neste período, Misale expandiu o experimento, abarcando ideias de amigos e conhecidos, que formulavam peças via WhatsApp, diz João. Em meio à crise política, desenhada com a ascensão da extrema-direita em todo o mundo, a Melted se consagrou ao oferecer ao público um humor que vem da crise e da autodepreciação, com o intuito de falar da realidade e do que se sente.

"O meme fala da cultura, de um momento, além de contrapor fatos. Ele forma o espaço para transgredir o que é dado como padrão ou ideal", diz João.

Mas foi durante a pandemia de Covid-19 que a Melted se tornou uma empresa, "com CNPJ e tudo". Cinco anos depois, sete pessoas administram as redes sociais da marca e buscam manter a provocação em voga. Para isso, reuniões semanais mapeiam datas históricas e comemorativas, notícias quentes ou vídeos virais a serem compartilhados ao longo de cada semana.

É com a utilização de uma aparência "derretida do vaporwave" e o sarcasmo que cada integrante da equipe produz estes memes e os distribui no dia em que é escalado para trabalhar –nos outros dias da semana, eles ficam focados em outros aspectos estratégicos da Melted, como o desenvolvimento de parcerias publicitárias e ações que permitem a monetização dos conteúdos. Assim a Melted garante sua sustentabilidade sem se perder dos mesmos objetivos de 2018: fazer rir e pensar.

Ao mesmo tempo que a Melted se compromete a trazer alívio, risada ou "abraço no fim do dia", não corroborar com preconceitos e signos dúbios diante de assuntos também é uma prioridade para o time que entende o impacto que os conteúdos podem ter para sua audiência composta por mais de 245 mil seguidores no Facebook, 354,6 mil seguidores no Twitter, 1,8 milhão de seguidores no Instagram, 547,7 mil no TikTok e um grupo atualizado diariamente no Telegram. Por isso, as pesquisas que antecedem cada reunião também incluem o acompanhamento dos discursos de ódio na internet.

A Melted percorreu um longo caminho até ser uma geradora de memes de sucesso e transformar seus membros em "memeiros" profissionais, e acredita que o segmento se consolida a partir de um senso de comunidade. Por isso, para João, o trabalho com créditos a criações de outras pessoas também é uma prioridade. "Uma página vai empurrando a outra", diz.

E você, já pensou em ser um memeiro? João diz que qualquer um pode criar desde que consiga estabelecer uma identificação com seu público.

"O meme tem sua importância por ser uma síntese num mundo tão acelerado. O meme tem uma grande importância porque é uma expressão individual ou de um grupo muito rápida e de fácil acesso. De qualquer celular você consegue fazer um e, ao mesmo tempo, o meme consegue mostrar um espírito do tempo, das pessoas, daquilo que elas estão imaginando, pensando e que às vezes as identifica. Se ele furar a bolha você vê que você não está sozinho no mundo", completa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.