#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu memes internet

Páginas de memes se unem para criar enciclopédia digital

Base de dados para memes tem objetivo de preservar a história digital, segundo criador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Da colaboração entre algumas das principais páginas de memes da internet brasileira foi lançada, na última quinta-feira (15), AMemepedia, banco de dados colaborativo de conteúdos virais que povoam as redes brasileiras.

O objetivo do site, segundo Gabriel Félix, 24, fundador da South America Memes, é criar uma historiografia da internet brasileira —algo que ele chama de "arqueologia digital", pesquisando as origens dos vídeos, imagens, textos e áudios através de ferramentas como o Google Trends e a Wayback Machine.

Ele pretende que a AMemepedia sirva como fonte de informação para pesquisas acadêmicas e escolares, jornalísticas e acadêmicas. Ao mesmo tempo, ela também deve funcionar como vitrine de seu trabalho e das criações de outros criadores que administram páginas de memes em diversas redes sociais.

Home da AMemepedia, projeto organizado por diversas páginas de memes
Home da AMemepedia, projeto organizado por diversas páginas de memes - Reprodução

A história do criador explica o propósito: Félix passou boa parte dos últimos oito anos cuidando da South America Memes, uma das maiores páginas de memes do Brasil, que criou ao lado de amigos em 2015, no Facebook.

Contratado pela agência Flocks durante a ascensão da South America Memes, Félix tentou durante anos convencer marcas e agências a investir em memes como forma de se comunicar com seu público. Poucos levavam a possibilidade a sério.

Pouco a pouco, a maré virou: agora, o mercado procura pessoas como ele para desenvolver estratégias digitais de publicidade.

Apesar da mudança, Félix sente que a cultura digital produzida nos últimos anos passou e continua a passar despercebida por veículos tradicionais de comunicação. Sem registros formais, ela correria risco de ser perdida e cair no esquecimento.

Assim surge a ideia de criar sua própria forma de registro: AMemepedia.

Para dar conta do enorme escopo de informações que pretende cobrir, ela funciona num formato colaborativo semelhante ao da Wikipédia: organizada em verbetes, que podem ser editados e criados pelos próprios usuários, desde que a sugestão passe pela moderação.

Sua linguagem é pavimentada na informalidade, marca característica das gerações de nativos digitais, que cresceram junto com a internet brasileira. Assim, a página analisa a cultura digital brasileira tanto quanto a reafirma.

O trabalho para construi-la é feito voluntariamente pelos "mememakers". Entre eles, estão o fundador, Gabriel Félix, e Wangler Bastos, ambos da South America Memes, além de Leandro Marin (História no Paint), Camila Pinheiro, Carlos Henrique, conhecido como Leod, outro ex-colaborador da SAM, Samuel Cardoso (Midnight), Lucas Olival (Odebosh), Nicole Resende e Matheus dos Anjos.

Também participam do projeto páginas como Coisas Para Ver Ch4p4do, Melted Videos, O Brasil Que Deu Certo, Rolê Aleatório, Saquinho de Lixo, Greengo Dictionary, Razões para Acreditar e a Choquei.

Além dos verbetes, Félix pretende entrevistar os protagonistas de alguns memes para contar a história deles com mais profundidade.

É o caso de Jhaymes Mattos, 29, que trabalha como ambulante há mais de 10 anos, no bairro de Boaçu, em São Gonçalo (RJ). Ele viralizou com um vídeo em que aparece manobrando sua moto enquanto vende saladas de frutas —o meme lhe rendeu o apelido de James da Salada de Fruta.

A entrevista foi distribuída em vários formatos: em um texto na aba de notícias da AMemepedia, no podcast Virou Viral, criado junto com o site, e em vídeos curtos distribuídos pelas redes sociais.

Junto dela, foi criada uma campanha de vaquinha para ajudar Jhaymes, que arrecadou R$ 23 mil em pouco mais de uma semana.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.