Charles M. Blow

Colunista do New York Times desde 2008 e comentarista da rede MSNBC, é autor de “Fire Shut Up in My Bones"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Charles M. Blow
Descrição de chapéu The New York Times

Plano da nova direita é fazer campanha implacável para restabelecer a supremacia branca

Extremistas lutam contra o progresso nos EUA e tentam promover visão universal sobre a opressão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

The New York Times

Chris Rufo, o homem que orquestrou o ataque à teoria crítica da raça, chamou a atenção para uma nova questão no início deste mês.

"Os conservadores precisam deslocar a luta da ideologia para a estrutura administrativa", escreveu nas redes sociais. "Ganhamos o debate contra a TCR [teoria crítica da raça]; agora é hora de desmontar a DEI."

DEI é a sigla de "diversidade, equidade e inclusão", conceito que vai muito além do prisma meramente racial da teoria crítica da raça, penetrando nos mundos da etnia, da orientação sexual, de gênero, da identidade de gênero, de idade e de classe social.

O deputado republicano Chip Roy, do Texas
O deputado republicano Chip Roy, do Texas - Leah Millis - 25.jan.23/Reuters

O que Rufo está propondo é a distorção e a demonização de práticas e áreas legítimas de pesquisa acadêmica. Ele admitiu isso num post no Twitter em 2021, quando ainda estava visando principalmente a teoria crítica da raça: "O objetivo é que o público leia alguma coisa maluca no jornal e imediatamente pense ‘teoria crítica da raça’", escreveu. "Decodificamos o termo e vamos recodificá-lo de modo a anexar a ele a gama completa de construções culturais impopulares entre os americanos."

Políticos republicanos eleitos se apressam a dizer amém aos pontos que Rufo menciona. O deputado Chip Roy, do Texas, por exemplo, amplificou o post de Rufo neste mês sobre avançar do combate à "ideologia" para o combate à estrutura administrativa inteira. Rufo "está falando minha língua", disse Roy.

Esse é o mesmo Roy que votou contra a lei que converteu em feriado federal o dia 19 de junho, conhecido como Juneteenth, o dia da emancipação dos escravos nos EUA. Ele foi um dos 14 deputados da Câmara a fazê-lo, com o argumento de que isso criaria "um Dia da Independência separado baseado na cor da pele".

É o mesmo Roy que numa audiência no Congresso alguns anos atrás citou um "ditado antigo" que aparentemente celebrava o linchamento: "Procure todas as cordas do Texas e um carvalho bem alto".

E é o mesmo Roy que foi um dos apenas três deputados a votar contra a Lei Emmett Till Contra o Linchamento, dizendo que ela "apenas intensifica a punição" por delitos que já são crimes federais, "num esforço de promover uma agenda woke sob o disfarce de corrigir a injustiça racial".

Enquanto isso, Roy vem promovendo sua "Lei de Restauração do Enfoque Militar", um projeto de lei que ele apresentou primeiramente dois anos atrás e que, se for aprovado, eliminará o cargo de chefe de diversidade e inclusão do Departamento de Defesa. Em 2022 o senador Marco Rubio apresentou uma legislação complementar no Senado. Juntos, os dois homens divulgaram um relatório sobre influências políticas nas Forças Armadas intitulado "Combatentes de Guerra Wokes".

O relatório, que mostrava na capa uma imagem de seis cartuchos fixos à parte de trás de um capacete, cada um portando uma bala com as cores do arco-íris, evocou repetidas vezes o reverendo Martin Luther King Jr. enquanto criticava as tentativas do Pentágono de lidar com o racismo nas fileiras militares.

O relatório também tratou das pessoas trans que prestam serviço militar e recebem atendimento que afirma seu gênero, além do que caracterizou como a promoção pelas Forças Armadas "da identidade e autoatualização individual nos esforços de recrutamento e retenção de recrutas, especialmente na comunidade LGBTQ+." Neste ano, uma semana apenas antes de responder ao post de Rufo, Roy voltou a apresentar o projeto de lei, desta vez a uma Câmara controlada por republicanos.

Esta luta contra a DEI não se limita a instituições públicas e estruturas administrativas. Rufo mira também a América corporativa. Em julho, publicou o que descreveu como uma pesquisa sobre a "programação" de todas as empresas da lista Fortune 100 e descobriu que todas haviam adotado programas de DEI, incluindo os "que promovem as variações mais virulentas de teoria crítica da raça e ideologia de gênero".

Em abril passado, quando o governador da Flórida, Ron DeSantis, sancionou uma lei limitando a DEI nos locais de trabalho, Rufo o comparou a Teddy Roosevelt e elogiou sua estratégia "musculosa" de combate à "prevaricação corporativa". "Os conservadores", escreveu, "precisam partir desses esforços e levá-los adiante, desenvolvendo uma agenda ampla para resistir à ideologia de esquerda na América corporativa".

Rufo enxerga a Flórida como a sementeira de sua censura, o lugar onde ela pode deitar raízes e se espalhar, e o Texas já seguiu o mesmo exemplo. No início deste mês, apenas alguns dias depois de DeSantis ter anunciado planos para proibir faculdades estaduais de terem programas de ensino sobre DEI, o gabinete do governador texano, Greg Abbott, divulgou um memorando alertando agências estaduais e líderes de universidades públicas que o uso de DEI nas contratações é ilegal.

Foi exatamente esse o receio de Kimberlé Crenshaw, professora de direito na UCLA e na Universidade Columbia, que exerceu papel de liderança no processo de converter a teoria crítica da raça em disciplina:

"Eles começaram com a TCR. Depois passaram para as leis ‘Não Diga Gay’ [que proíbem a discussão da homossexualidade ou identidade transgênero em escolas públicas]. Agora estão querendo excluir todos os estudos negros. Não vai demorar para abrangerem todos os estudos étnicos. Já os estamos vendo atacar a diversidade, equidade e inclusão no ensino superior. E a coisa vai ficar feia para valer quando eles atacarem a diversidade, equidade e inclusão nas grandes empresas."

Este é o plano estratégico da nova direita: uma campanha implacável para restabelecer e fortalecer a estrutura de poder hétero, cis, patriarcal e supremacista branca.

Nas palavras de Crenshaw: "Essa campanha não vai se satisfazer com uma vitória. Esta é apenas uma escaramuça numa batalha mais ampla para converter o racismo em algo do qual não se pode falar e, basicamente, para limitar o poder de negros, pessoas queer, mulheres e praticamente todo o mundo que não concorda com a agenda de recuperação deste país proclamada pelo grupo MAGA [sigla para 'faça a América grande de novo', slogan usado por Trump]".

Na verdade, cada vitória vista como tal vai apenas incentivar os extremistas. O objetivo deles é vencer a guerra contra o progresso. É um esforço muito grande para realizar algo difícil. Eles querem ampliar a abertura conservadora, numa tentativa de suprimir e reverter, de promover uma visão universal sobre a opressão, de aplicar pressão uniforme. Como disse Crenshaw, "creio que esta é a batalha pela hegemonia dos próximos cem anos".

Tradução de Clara Allain

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.