Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

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Segmento que engloba carros populares teve queda de 13,7% em maio

Expectativa por redução de preços derrubou emplacamentos do Renault Kwid

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A espera pela redução de preços dos carros novos no Brasil mexeu com o ranking de mais vendidos em maio. O mercado se manteve aquecido nas primeiras semanas, mas perdeu fôlego na segunda quinzena, quando as definições sobre o retorno dos carros populares começaram a ganhar forma.

O mês terminou com 176,5 mil emplacamentos, uma alta de 9,8% na comparação com abril, que teve quatro dias úteis a menos. O número é baseado no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e reúne carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões.

Os primeiros dias indicavam um resultado melhor que o atingido em maio de 2022 (187 mil unidades comercializadas), mas a espera pelo anúncio de redução tributária e as expectativas que vieram logo após o governo se pronunciar frustraram os planos da indústria. No fim, houve queda de 5,6%. Ao se olhar apenas para os automóveis de passeio, o recuo é de 8,6%.

Hatch compacto Renault Kwid tem preço sugerido de R$ 68.990 - Divulgação

Entre os hatches compactos, categoria em que se encaixam os modelos populares, a retração é generalizada. Entre abril e maio, o segmento registrou queda de 13,7%. Foram licenciadas 38.076 unidades no último mês, de acordo com a Jato. As perdas se concentram entre os carros de menor valor.

O Renault Kwid (R$ 68.990) viu seus emplacamentos encolherem de 4.152 unidades para 2.722, uma diminuição de 34,4%. Já o Fiat Mobi, que é vendido pelo mesmo preço do concorrente, terminou o último mês com 4.196 licenciamentos ante 4.686 em abril (queda de 10,5%). São os carros zero-quilômetro mais baratos do Brasil.

Os piores dias de venda ficaram concentrados no fim do mês. A queda no período de 25 a 30 de maio, quando foram comercializadas 33.417 unidades, ficou em cerca de 30% na comparação com o mesmo período de abril.

A liderança permaneceu com a picape Fiat Strada, que teve 9.716 unidades emplacadas em maio, segundo a Jato Dynamics.

O resultado mostra uma alta de 20,7% na comparação com abril, com influência das vendas diretas para empresas e da Agrishow, feira realizada no início do mês passado. O evento, que é o maior do agronegócio no país, teve impacto positivo no mercado de veículos comerciais.

O Volkswagen Polo, que foi o segundo modelo mais vendido do país e o primeiro colocado entre os hatches, teve 7.636 emplacamentos em maio. Foi um dos poucos a registrar alta nas vendas em seu segmento: crescimento de 25,9% sobre abril.

A terceira colocação ficou com o Chevrolet Onix, que fechou o mês com 6.947 unidades emplacadas. Em relação a abril, houve queda de 5,8%.

Os lojistas esperam que a definição dos novos preços ocorra até o fim da próxima semana, já que o governo estimou em 15 dias o prazo para que as novas regras entrem em vigor. Mas o feriadão de Corpus Christi, na próxima quinta (8), pode atrasar a implementação.

As reduções nos preços finais dos veículos vão variar de 1,5% a 10,96% —os descontos serão maiores para os carros mais baratos. Além do preço, dois outros fatores serão levados em conta para determinar o tamanho do desconto: a eficiência energética e a produção nacional.

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