Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Brasileiro dirá se Felipão por Mano é trocar seis por meia dúzia

Um foi último a vencer a Libertadores pelo clube e outro é bicampeão da Copa do Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A queda de Felipão no Palmeiras só tem uma razão: disputou duas Libertadores seguidas e não obteve os resultados desejados.

Porque em nenhum momento a direção do clube cobrou melhor desempenho do time.

Enquanto ganhou o Campeonato Brasileiro passado, e ficou 33 jogos sem perder no torneio, estava tudo bem.

Se ser eliminado da Copa do Brasil pegou mal, a eliminação na Libertadores foi quase fatal, à espera do tiro de misericórdia dado pelo baile rubro-negro no Maracanã.

Felipão e Mano se encontram, em 2018, quando o Palmeiras treinou no CT do Cruzeiro
Felipão e Mano se encontraram em 2018, quando o Palmeiras treinou no CT do Cruzeiro - Cesar Greco - 11.set.2019/Ag. Palmeiras

A ironia está em que o único título continental alviverde veio sob o comando de Felipão.

Copa do Brasil que ele já havia conquistado pelo Palmeiras em 1998, assim como pelo Criciúma, em 1991, feito repetido com o Grêmio, em 1994, por quem também ganhou a Libertadores, em 1995.

Fora a Copa do Mundo, em 2002, e outras taças menos votadas em mata-matas, como a Copa das Confederações, Recopas Sul-Americanas, Copa Sul-Minas, para ficar só nas conquistas em clubes brasileiros e nem citar o inédito vice-campeonato europeu com a seleção portuguesa porque, em Lisboa, a derrota na final para a Grécia era impensável.

E Mano Menezes?

Bem, ele vem de ganhar o bicampeonato da Copa do Brasil com o Cruzeiro, mas não foi adiante na Libertadores e deixou o clube mineiro à beira do rebaixamento, apesar de chegar ao Palmeiras com a missão de levá-lo ao bicampeonato brasileiro.

Ganhou ainda uma Copa do Brasil pelo Corinthians, em 2009, o que, provavelmente, seja seu maior defeito para os...palmeirenses.

Não fez muito mais que isso, porque subir Grêmio e Corinthians para a Série A era obrigatório.

Talvez a maior façanha dele tenha sido o vice da Libertadores com o tricolor gaúcho quando, com um time medíocre, chegou longe, mas acabou atropelado pelo Boca Juniors, assim como perdeu, em 2008, a decisão da Copa do Brasil para o Sport no comando do Corinthians, e a Olimpíada de Londres, em 2012, para o México.

Ou seja, não se trata do rei dos mata-matas, como parece supor a diretoria do Palmeiras.
Que, diga-se, diferentemente da maioria de nossos clubes, manteve a filosofia futebolística, como se disposto a enterrar de vez a herança das Academias em nome de jogar na defesa e privilegiar apenas o resultado. 

Coisa que os palmeirenses mais antigos repudiam, com razão.

A ligação de Mano com os corintianos é coisa que se esquece com três vitórias seguidas.

Pois eis que os três próximos compromissos são convidativos: contra o Goiás e o Fluminense, dois triunfos mais que possíveis e, por coincidência, Cruzeiro, na casa verde, onde Rogério Ceni sempre se deu mal.

Na verdade, o maior problema do novo técnico esmeraldino está longe de ser o belo elenco que herda, apesar de todos os equívocos das contratações no atacado, ou a constante troca de treinadores da qual agora se beneficia. 

O enorme obstáculo literalmente à frente do Palmeiras se chama Flamengo, com um grupo mais enxuto e muito mais bem escolhido, onde sobram talentos decisivos do goleiro ao ponta-esquerda, para usar terminologia em desuso, ou do número 1 ao 11, para usar também numerologia fora de moda.

Por mais que Maurício Galiotte, eternamente subserviente à patrocinadora, não acredite que seja sincero, a coluna segue sem descartar a volta por cima, porque tempo e time o Palmeiras tem para ainda encarar o Rubro-Negro.

Erramos: o texto foi alterado

O técnico do Palmeiras, em 2015, na conquista da Copa do Brasil era Marcelo Oliveira e não ​Felipão. O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.