Juliana de Albuquerque

Escritora, doutora em filosofia e literatura alemã pela University College Cork e mestre em filosofia pela Universidade de Tel Aviv.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juliana de Albuquerque
Descrição de chapéu Livros

Grupos de leitura e a importância da convivência na construção do saber

Encontros desse tipo transformam o aprendizado em momento de partilha e enriquem a compreensão de um texto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No começo do ano letivo, sugeri aos meus alunos da graduação em filosofia que formássemos um grupo de estudo. Comentei que a leitura de um texto na companhia de outros colegas da mesma turma, bem como de estudantes mais velhos, trabalhando nos seus respectivos projetos de mestrado e doutorado, talvez fosse interessante para complementar os conteúdos passados em sala de aula e encorajar os mais tímidos ao debate.

Sempre gostei de grupos de estudo e pesquisa, e acredito que, talvez por estarmos reunidos em um número menor e sentados ao redor de uma mesa, em vez de empoleirados em um auditório, a dinâmica acabe ressaltando ainda mais a importância de uma vivência comunitária na construção do conhecimento.

Encontro do Clube de Leitura da Folha - Eduardo Anizelli-28.nov.17/Folhapress

Enquanto em sala de aula o estudante ainda pode encontrar uma maneira de disfarçar o próprio despreparo, bastando para isso permanecer em silêncio e fingir que está prestando atenção na aula, em um grupo de leitura, se alguém chega despreparado, todos sofrem, porque o debate parece não evoluir.

Do mesmo modo, se alguém chega para a reunião um pouco mais preparado do que os demais, acaba se tornando responsável por ajudá-los a atingir uma melhor compreensão do material a ser discutido.

Os benefícios de um grupo de leitura bem-disposto e organizado também favorecem o professor. Da mesma maneira que um aluno pode fingir prestar atenção nas suas exposições, o professor também corre o risco de se apaixonar pelas próprias opiniões, tornando-se indiferente às críticas e aos comentários dos estudantes.

Fora de sala de aula, no grupo de leitura, o professor já não tem como se esquivar das perguntas dos alunos. Afinal, a qualidade do debate depende da capacidade de seus participantes de lidar com todo tipo de questionamento.

O aluno deve se sentir livre para expor o seu conhecimento, apresentar as suas dúvidas e desenvolver as suas objeções ao texto, enquanto o professor deve estar sempre atento ao que é dito durante a reunião, ora chamando a atenção para um ou outro detalhe que possa ter passado despercebido, ora corrigindo o curso de um argumento e estimulando o estudante para que ele continue desenvolvendo o seu raciocínio, ou elencando as várias maneiras possíveis de se abordar um mesmo texto.

Um exemplo: depois de uma longa e prazerosa reunião do nosso grupo de leitura, tentei buscar na lembrança de onde vem o meu entusiasmo por esse tipo de atividade, porque, às vezes, quando converso com meus colegas, tenho a impressão de que a maioria das pessoas prefere estudar sozinha.

Durante a graduação, participei de um grupo de estudos da "Fenomenologia do Espírito", de Hegel. Levamos um ano para concluir a leitura do livro, mas até hoje me lembro de muitas das discussões que tivemos. Depois, tanto no mestrado como no doutorado, juntei-me a grupos para estudar e debater as obras de outros pensadores, ao exemplo de Leibniz, Nietzsche e Heidegger.

Além disso, já coordenei grupos de leitura sobre Goethe e ainda coordeno um grupo de pesquisa sobre literatura e pensamento judaico, atualmente trabalhando com a obra de Isaac Bashevis Singer.

A presença dos grupos de leitura em minha vida nunca esteve restrita à discussão de temas diretamente relacionados à minha atividade profissional. Sempre encarei a leitura como uma atividade compartilhada. Muitas das minhas memórias de infância e adolescência envolvem a leitura e a discussão de um texto com meus pais, e acho que meu interesse por grupos de estudo e pesquisa nasce exatamente dessa experiência doméstica.

Lembro-me com muito carinho de umas férias em que não tínhamos dinheiro para viajar, e minha mãe sugeriu que lêssemos "O Meu Pé de Laranja Lima", de José Mauro de Vasconcelos. Depois foi a vez de meu pai incentivar que fizéssemos o mesmo com "Alexandre e Outros Heróis", de Graciliano Ramos, e aos poucos fomos incrementando a nossa lista de leitura. Líamos, conversávamos e meus pais também aproveitavam para me contar um pouco sobre suas vidas.

Esse foi um hábito que se perpetuou em nossa família. Agora mesmo estou lendo a obra de José Lins do Rego na companhia da minha mãe. Terminamos "Pedra Bonita" e "Cangaceiros" e, durante as próximas semanas, pretendemos embarcar no ciclo da cana-de-açúcar e reler "Menino de Engenho" e "Fogo Morto".

Deixo aqui, portanto, a sugestão para que o leitor também tente, à sua maneira, participar de um grupo de leitura e pesquisa, transformando o seu aprendizado em um momento de partilha.

Não prometo que o grupo seja capaz de operar milagres, fazendo com que todo e qualquer estudo se torne descomplicado, mas insisto que ele é uma ferramenta interessante, capaz de nos ensinar uma ou duas coisas sobre a importância da comunidade na construção do saber.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.