Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho

'Handmaid's Tale' substitui distopia por heroísmo em nova temporada

A terceira leva de episódios parece um agrado a fãs que não aguentavam mais ver a heroína June sofrer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se adaptar uma obra literária para as telas é difícil, dar sobrevida ao enredo desta obra além do que há nos livros é uma missão camicase que poucos concluirão com sucesso —que os digam os roteiristas de “Game of Thrones”.

A cada episódio, a expectativa de que “The Handmaid’s Tale” seja uma exceção a essa regra se esvanece um pouco.

Ainda há esperança, claro, para a série que o showrunner Bruce Miller tirou magistralmente das já brilhantes páginas publicadas pela canadense Margaret Atwood em 1985 e conseguiu, com roteiro, direção de arte e atuações primorosas, desenhar o zeitgeist, o espírito destes tempos. 

Não por acaso as aias imaginadas por Atwood e reimaginadas por Miller (no enredo, as últimas mulheres férteis, mantidas como servas por senhores misóginos e cruéis) viraram figura fácil em protestos feministas e uma metáfora constante para variados tipos de opressão à democracia, infelizmente algo em voga.

Talvez, porém, a produção esteja esticando a corda e arrisque fragilizar as alegorias que tão bem extravasaram as angústias contemporâneas.

O livro de Atwood, para o qual ela promete uma sequência a ser lançada em setembro, se esgotava na primeira temporada da série, com espirros na segunda. A segunda se justificou ao trazer para dias e cenário atuais o conto de uma república fictícia montada por ultraconservadores puritanos sobre escombros dos EUA, amplificando a tensão.

Elisabeth Moss na terceira temporada de 'Handmaid's Tale' - Divulgação

E a terceira? A terceira parece o que a crítica de entretenimento costuma chamar de “fan service”, um agrado a fãs que, neste caso, não aguentavam mais ver a heroína June (Elisabeth Moss) sofrer.

Se nos dois primeiros anos “Handmaid’s Tale” se concentrou nos paralelos do pesadelo distópico e as iniquidades reais, algo que ganhou mais relevo com o tsunami de denúncias de assédio e agressão sexual por famosos que tomaram o noticiário, agora a série mira vingança e redenção.

Moss continua uma atriz estupenda, capaz de compor de forma crível cada nuance de June. O excesso de closes na personagem com um olhar transtornado, contudo, entediam e parecem resumir o espírito da nova temporada.

O poder de “O Conto da Aia”, livro e série, esteve em June poder ser qualquer mulher, em suas falhas e qualidades —no livro ela sequer é nomeada. 

Transformada em super-heroína vingadora, manipulando e liderando a contrarrevolução, ela parece blindada por poderes especiais que a tiram de qualquer enrascada. Castigos, sem sutileza, foram substituídos por trunfos.

Mais interessante é acompanhar a evolução de duas outras personagens que servem de contraponto a essa mulher de titânio, Serena Joy (Yvonne Strahovski), a agora indócil esposa do comandante Waterford (Joseph Fiennes), e Emily (Alexis Bledel), que fora de Gilead sofre para se reajustar à vida que tinha antes.

Foram só quatro episódios, de dez previstos, e essa sororidade pode resgatar o vigor da trama. Por ora, porém, o medo de ver a série naufragar ganha da esperança.

A terceira temporada de “The Handmaid’s Tale” tem episódios novos às sextas no Paramount+ (Net Now); as demais estão disponíveis no GloboPlay

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.