Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Disputa pela indicação do próximo ministro do TSE racha STF

O Supremo Tribunal Federal elabora a lista tríplice de candidatos que será enviada a Jair Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A disputa pela indicação do próximo ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) está dividindo o STF (Supremo Tribunal Federal), que elabora a lista tríplice de candidatos que será enviada a Jair Bolsonaro. O presidente tem a palavra final na escolha. 

Estátua da Justiça em frente ao prédio do STF, em Brasília
Estátua da Justiça em frente ao prédio do STF, em Brasília - Alan Marques/Folhapress

PEIXE 

Um dos candidatos é Carlos Mário Velloso Filho —o pai dele, Carlos Velloso, já foi ministro do STF. 

PEIXE 2 

Ministros da corte, no entanto, consideram a candidatura imprópria justamente por manter a prática de indicação de filhos de magistrados, ou ex, para cargos no Judiciário. Um dos integrantes do STF disse à coluna que é chegada a hora de adotar a “nova política” também nos tribunais.

ANZOL 

O fato de Velloso defender de forma enfática o ministro Sergio Moro, da Justiça, no escândalo das mensagens também desagradou alguns magistrados, que enxergam nisso uma tentativa de conquistar a simpatia do presidente Jair Bolsonaro.

DOCE LAR 

Um outro candidato é Marçal Justen Filho, do Paraná. Ele tem o apoio de Edson Fachin, do mesmo estado.

ELES & ELAS 

Já Fabricio Mendes Medeiros tem apoio de lideranças do Congresso. E a advogada Daniela Teixeira corre por fora, com a simpatia de magistradas mulheres.

TELEFONE

O ex-ministro Carlos Velloso entrou em contato com a coluna para dizer que as informações são um factoide. “Eu apoio a Operação Lava Jato desde o nascimento. E o faço como cidadão”, diz ele.

NINGUÉM SOLTA... 

Na análise de algumas das principais lideranças do Congresso, Moro mantém força —mas está cada vez mais dependente de Jair Bolsonaro para seguir com perspectivas futuras de poder.

... A MÃO DE NINGUÉM 

Por esse pensamento, houve uma inversão: Moro era fiador do governo. Agora, Bolsonaro virou fiador do ex-juiz, erguendo os braços dele em estádio de futebol e concedendo medalhas para ajudá-lo a enfrentar o escândalo das mensagens reveladas pelo site The Intercept Brasil.

DOIS LADOS 

A avaliação é ainda de que o ministro da Justiça não perde muito mais popularidade do que a já mensurada pela pesquisa XP/Ipespe —em janeiro, ele tinha 67% de avaliação positiva, contra 56% em junho. A imagem de juiz imparcial, no entanto, estaria irremediavelmente trincada.


PIPOCA

O ex-candidato a presidente Fernando Haddad e o vereador Eduardo Suplicy foram à estreia do documentário “Democracia em Vertigem”, da cineasta Petra Costa, realizada no shopping Frei Caneca, na quarta-feira (19). Os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins também compareceram. 


CALMA LÁ 

A atriz Regina Duarte publicou em uma rede social que Roberto Alvim, diretor de teatro bolsonarista que assumirá a direção do Centro de Artes Cênicas da Funarte, “tem extrapolado em declarações polarizadas”. 

CALMA 2 

No post, ela diz que recebeu uma ligação de Alvim em que ele explicava seu projeto de criar uma companhia de teatro com a proposta de encenar textos clássicos. “Afirmei de imediato que podia contar com meu apoio para o importante desafio. Agora, sou surpreendida por declarações dele na mídia que repetem o chavão polarizado que sempre abominei.

TODOS JUNTOS 

“Termino aqui com um pedido a todos os meus companheiros de classe: não vamos agora ceder à tentação de mais uma vez , raivosos, polarizar. O momento é de nos unirmos evitando armadilhas que nos dividam”, finaliza a atriz. 

PORTA ABERTA 

Regina Duarte confirmou as postagens à coluna —mas esclareceu que segue disposta a ajudar o diretor. “Achei essa convocação [de Alvim] bastante equivocada, mas não por isso estou fechando as minhas portas e o meu carinho por ele. De jeito nenhum”, diz.

UNIÃO 

Alvim, que denunciou nas redes e à coluna que sofria perseguição por ter apoiado Bolsonaro, convocou profissionais do teatro “que se alinham com os valores conservadores” para “criar uma máquina de guerra cultural”

MÃOS DADAS 

Os semáforos da avenida Paulista vão sofrer mudanças no domingo (23). Em homenagem à Parada do Orgulho LGBT de SP, as sinalizações para pedestres vão mostrar bonecos representando casais homoafetivos —e não o símbolo de um transeunte caminhando (luz verde) ou parado (foco vermelho).

Semáforos que serão usados na avenida Paulista durante a Parada LGBT
Semáforos que serão usados na avenida Paulista durante a Parada LGBT - Reprodução

PÁGINAS

Regina Cirino Alves Ferreira de Souza é a coordenadora do livro “Fashion Law: Direito da Moda”, que foi lançado na segunda (17), na Livraria Martins Fontes, na avenida Paulista. As advogadas Mariana Valverde e Michelle Hamuche estão entre os autores da obra. 


CURTO-CIRCUITO

O músico paraense Felipe Cordeiro faz show de lançamento de seu álbum “Transpyra”. Na sexta (21), às 21h, no Sesc Bom Retiro.

O musical “Cole Porter - Ele Nunca Disse Que me Amava” estreia na sexta (21). Às 21h, no Teatro Porto Seguro.

O Bloco Afro Ilú Obá de Min apresenta amanhã o espetáculo “Negras Vozes – Tempos de Alakan”. Às 21h, no Auditório Ibirapuera.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI E VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.