Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Tribunal dos Povos marca data para sentença sobre atuação de Bolsonaro na pandemia

Corte dirá se presidente teve ou não responsabilidade pelas mais de 600 mil mortes por Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A sentença do Tribunal Permanente dos Povos (TPP) que dirá se Jair Bolsonaro (PL) teve ou não responsabilidade pelas mais de 600 mil mortes por Covid-19 no Brasil será tornada pública em 1º de setembro deste ano, na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo.

O presidente Jair Bolsonaro participa de culto evangélico no Congresso Nacional, em Brasília - Adriano Machado - 3.ago.2022/Reuters

COM A PALAVRA

O documento será lido pelo jurista italiano Luigi Ferrajoli. O líder indígena yanomami Davi Kopenawa, convidado de honra do tribunal, também participará da cerimônia.

RSVP

Convites para a leitura da sentença já estão sendo enviados por entidades que organizam o evento, como a Comissão Arns (Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns) e a Colizão Negra por Direitos.

Sessão do Tribunal dos Povos, na Faculdade de Direito da USP, em maio deste ano - Reproducao/YouTube/TVT

REPUTAÇÃO

O TPP é considerado uma corte de opinião com impacto simbólico e reputacional, uma vez que profere vereditos sem aplicar penalidades.

JÚRI

Em maio deste ano, o julgamento da denúncia contra Bolsonaro por crimes contra a humanidade se arrastou por oito horas e contou com nove testemunhas e 12 jurados de sete nacionalidades.

LÁ E CÁ

A sessão foi realizada simultaneamente em Roma, onde fica a sede do tribunal internacional, e em São Paulo. O júri depois se reuniu de maneira reservada, e o veredicto será divulgado agora.


PIPOCA

Os atores Tony Ramos e Denise Fraga receberam convidados na pré-estreia do filme "45 do Segundo Tempo", estrelado por eles. O ator Christian Malheiros também foi ao evento, que ocorreu na semana passada, no shopping Iguatemi, em São Paulo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.