Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Michelle Bolsonaro deve ser candidata ao Senado por SP ou pelo Rio em 2026

Nos cálculos de dirigentes do PL, ex-primeira-dama se elegeria com facilidade em qualquer um dos dois estados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os planos traçados pelo PL para Michelle Bolsonaro passam por São Paulo e pelo Rio de Janeiro. A ideia é que ela se lance candidata ao Senado por um desses dois estados em 2026.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro comparece à sessão de posse no Senado, em Brasília
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro comparece à sessão de posse no Senado, em Brasília - Gabriela Biló -1º.fev.2023/Folhapress

NO VÁCUO

De acordo com lideranças da legenda, a ex-primeira-dama, que vai viajar pelo Brasil nos próximos quatro anos como dirigente do PL Mulher, poderia preencher um vazio de candidaturas bolsonaristas tanto em território paulista quanto no fluminense.

VÁCUO 2 

O PL não tem candidato natural ao Senado em São Paulo, tampouco no Rio. Na avaliação da legenda, Michelle venceria a disputa com facilidade em qualquer um dos dois lugares, já que serão duas vagas em aberto.

PALANQUE 

No Rio de Janeiro, em que o percentual de evangélicos já alcança o de católicos e políticos da religião já conseguiram se eleger inclusive para comandar a capital, ela teria forte apoio das igrejas que ainda se alinham com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

DO CONTRA 

Em SP, a ex-primeira-dama contaria com a base anti-petista do eleitorado —e também com o apoio da máquina do governo do estado, nas mãos do bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos).

ANDAR DE CIMA 

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, já chegou a dizer que Michelle Bolsonaro pode até mesmo ser candidata a presidente caso o marido fique inelegível.

DOBRADA 

Nas viagens pelo Brasil, a mulher de Jair Bolsonaro fará dobradinha com outras correligionárias, como a deputada federal Bia Kicis (PL-DF), que agora comanda a legenda no Distrito Federal.

PALCO

A diretora Sandra Corveloni recebeu convidados, na noite de quarta (1º), na estreia da peça "A Divina Farsa", da Cia. La Mínima, no Itaú Cultural. O presidente da Fundação Itaú, Eduardo Saron, esteve presente. A produtora Luciana Lima, viúva do ator Domingos Montagner, fundador do grupo de teatro e circo, também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.