Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Entidade indígena fará mobilização em Brasília após STF marcar retomada do marco temporal

Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) deu início às mobilizações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) deu início às mobilizações para realizar uma vigília em Brasília após o Supremo Tribunal Federal (STF) agendar para a próxima quarta-feira (30) a retomada do julgamento do marco temporal.

A data foi definida pela presidente da corte, Rosa Weber, na noite de quinta-feira (24), após o ministro André Mendonça, que havia pedido vista do caso em junho, devolver o processo para julgamento.

Indígenas no Acampamento Terra Livre, em Brasília
Indígenas no Acampamento Terra Livre, em Brasília - Carl de Souza/AFP

A entidade já está enviando mensagens para lideranças indígenas e convocando uma mobilização nacional intitulada "Marco Temporal Não". Com a definição da data do julgamento, a Apib ainda vai analisar se haverá algum acampamento ou marcha em Brasília.

Na retomada do julgamento em junho, o movimento diz que realizou cerca de 120 mobilizações em 21 estados do país.

Na ação, o STF analisa a constitucionalidade do marco temporal, que não é tratada na legislação. A tese afirma que a demarcação dos territórios indígenas deve respeitar a área ocupada pelos povos até a promulgação da Constituição Federal, em outubro de 1988.

Pelo critério, indígenas que não estivessem em suas terras até a data não teriam direito de reivindicá-las.

Essa tese é criticada por advogados especializados em direitos dos povos indígenas, pois validaria e legalizaria invasões e violências cometidas contra indígenas anteriormente à data.

Já ruralistas defendem que a determinação serviria para resolver disputas por terra e daria segurança jurídica e econômica para investimentos no campo.

O julgamento trata em específico de um recurso movido pela Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) contra uma decisão do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), mas terá repercussão geral reconhecida— quando uma determinação da corte serve de referência para o entendimento de todos os casos sobre o tema.

Assim, ele serviria de parâmetro para a resolução de, pelo menos, 82 casos semelhantes que aguardam decisão.


PIPOCA

A atriz Paloma Bernardi recebeu convidados na pré-estreia do filme "TPM! Meu Amor", estrelado por ela, no Cinema Kinoplex do shopping Vila Olímpia, em São Paulo, na quarta-feira (23). A atriz Carol
Duarte
prestigiou a sessão. O ator Rafael Zulu, que também compõe o elenco do longa, compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.