Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça veta parte de lei do ABC Paulista que proíbe o aborto legal

Desembargador destaca em decisão que 'aborto é crime'; ação foi proposta pela deputada Ediane Maria e pela presidente do PSOL em Santo André, Andréia Barbosa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu suspender parte de uma lei promulgada no município de Santo André, no ABC Paulista, que veta a realização de abortos mesmo em casos já previstos pela legislação.

A decisão atende a uma ação apresentada pela deputada estadual de São Paulo Ediane Maria (PSOL) e pela presidente do diretório do PSOL em Santo André, Andréia Barbosa. A lei foi sancionada no mês passado, após a Câmara de vereadores derrubar um veto do prefeito Paulo Serra (PSDB).

Ato pela descriminalização do aborto na avenida Paulista, em São Paulo - Bruno Santos - 28.set.2023/Folhapress

Pela norma, agora restringida, ficou proibida qualquer política pública "que incentive ou promova a prática do aborto". Punições contra servidores públicos —como médicos, por exemplo— que realizem o procedimento em qualquer hipótese, mesmo nas que contam com respaldo da lei, também eram previstas.

Ao analisar o caso, o desembargador Ricardo Dip não quis vetar a lei municipal em sua íntegra, mas suspendeu o uso do termo "promova", liberando a realização do procedimento legal. O magistrado também anulou todo o artigo que versa sobre punições a servidores públicos.

De acordo com Dip, a tentativa de legislar sobre o Código Penal brasileiro e sobre os servidores públicos extrapola a competência da Câmara Municipal de Santo André.

"Dá-se que o SUS [Sistema Único de Saúde], em âmbito nacional, tem entendido executável o aborto em dadas hipóteses, tendo o mesmo editado uma norma técnica sobre prevenção e tratamento dos agravos resultantes da violência sexual contra mulheres e adolescentes", decidiu Dip.

"Desta maneira, há aparente vício competencial dizer, de forma na edição de preceito, contrário à normativa nacional, emanado de município", afirmou também.

O desembargador, porém, disse não vislumbrar qualquer risco em preservar os trechos da lei que vedam o incentivo à interrupção da gestação. "O aborto é crime", destacou, citando os artigos do Código Penal que proíbem a prática.

Para a deputada Ediane Maria, a iniciativa da Câmara Municipal de Santo André representou um grande retrocesso. "É lamentável que, em pleno 2023, com o debate de legalização do aborto sendo feito de maneira qualificada, como proteção à vida das mulheres, em todo mundo e agora aqui no Brasil no STF, a gente assista uma tentativa de retrocesso como essa", afirmou a parlamentar, ao protocolar a ação.


SONHOS

A cantora Luísa Sonza - Pam Martins/Divulgação

A cantora Luísa Sonza vai estampar uma das capas da revista Billboard, que está de volta ao Brasil. A primeira edição da publicação será lançada na próxima semana. Na entrevista, a cantora fala sobre o lançamento de seu álbum mais recente, "Escândalo Íntimo", a indústria da música e os ataques que sofreu nos últimos anos nas redes sociais.

Ela revelou que passou a ter problemas para dormir e teve que buscar ajuda médica com um psiquiatra. "Às vezes, eu sonho com um assassinato. Às vezes, com pessoas me torturando. É um monte de sonho assim. É bem pesado", afirmou Luísa.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.