Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula deve protelar indefinidamente indicação para a PGR

Entendimento no governo é de que cargo é até mais importante que o de ministro do STF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Lula (PT) deve protelar indefinidamente a indicação do novo procurador-geral da República. Sem empolgar-se com os nomes à sua mesa, o petista deve manter a subprocuradora Elizeta Ramos interinamente no cargo por tempo mais prolongado.

O presidente Lula durante cerimônia na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York - Jim Watson - 20.set.2023/AFP

ESPERA 

Na avaliação de ministros do núcleo central do governo, a interinidade, e a esperança de permanecer no cargo, farão com que Elizeta Ramos tenha uma atuação moderada —apesar de seu perfil, tido como conservador.

AMEAÇA 

Um novo procurador-geral da República, com dois anos de mandato, representaria, assim, um risco muito maior caso não seja totalmente alinhado com o governo.

PRIORIDADES 

Como mostrou a coluna, o entendimento no governo é de que o cargo de PGR é até mais importante que o de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Cabe ao chefe do Ministério Público Federal, afinal, o oferecimento de uma denúncia criminal contra o presidente da República.

FOGO AMIGO 

Lula estaria tranquilo se tivesse um aliado como presidente da Câmara dos Deputados —cabe a ele autorizar ou não o prosseguimento de eventuais denúncias da PGR. Mas, com Arthur Lira (PP-AL), não seria esse o caso.

CATRACA 

Na hipótese de crime comum, por exemplo, a PGR deve enviar a denúncia ao STF, que por sua vez deve submetê-la à Câmara. Sem a autorização da Casa, o processo não segue. Se o crime for de responsabilidade, vai ao Senado.

ESCOLHA 

Lula recebeu os nomes dos subprocuradores Paulo Gonet, Antônio Carlos Bigonha, Aurélio Virgílio Veiga Rios, Carlos Frederico Santos e Luiz Augusto Lima. Ao contrário do que ocorre na disputa pelo STF, em que os candidatos são velhos conhecidos, no caso da PGR nenhum deles conquistou a confiança do petista.

SOM

A cantora Aísha, que prepara o seu primeiro single autoral - Lucio Luna/Divulgação

Vocal do rapper Baco Exu do Blues e autora de composições interpretadas por Luísa Sonza, a cantora Aísha se prepara para alçar o seu primeiro voo solo. A artista lança no próximo dia 20 o single autoral "Conexão", que ganhará um videoclipe com direção criativa de Leo Belicha. A produção audiovisual trará referências do afrofuturismo e peças inspiradas no estilista francês Jean Paul Gaultier.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.