Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Todas

MinC terá Conselho Superior do Cinema com paridade de gênero pela primeira vez na história

Colegiado foi relegado ao ostracismo no governo Bolsonaro; nova composição terá duas mulheres negras e um representante da região amazônica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Conselho Superior do Cinema (CSC) terá, pela primeira vez em sua história, um colegiado da sociedade civil com paridade de gênero. A nova composição ainda será marcada pelas participações inéditas de duas mulheres negras e de um representante da região amazônica.

O esforço em prol da paridade e da diversidade foi encabeçado pela secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), Joelma Gonzaga, que há meses se debruça sobre a reestruturação do órgão responsável pela formulação de políticas para o cinema nacional.

A secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Gonzaga, em evento em Ouro Preto - Divulgação

Gonzaga buscou entender, por exemplo, se o CSC poderia encaminhar ao Congresso Nacional propostas de legislação voltadas ao mercado audiovisual. A ideia foi proposta pela secretária e aprovada pela Casa Civil, que recomendou a incorporação da Advocacia-Geral da União (AGU) ao conselho para a sua efetivação.

A secretária pediu listas tríplices a entidades do setor, que indicaram a ela nomes considerados estratégicos. A escolha dos titulares e suplentes buscou contemplar toda a cadeia do cinema, indo de roteiristas a diretores e distribuidores. Todas as regiões do país também estão representadas.

Ao todo, 12 pessoas irão compor a ala da sociedade civil do Conselho Superior do Cinema. As outras 12 serão indicadas por ministérios do governo, como é o caso das pastas da Fazenda, Planejamento e Direitos Humanos, além do próprio Ministério da Cultura.

O CSC foi relegado ao ostracismo no governo de Jair Bolsonaro (PL). Em 2021, o Ministério Público Federal (MPF) chegou a notificar o então secretário da Cultura, Mario Frias, hoje deputado federal pelo PL de São Paulo, para que suas reuniões fossem retomadas.

Farão parte como titulares a sócia da TêmDendê Produções Vânia Lima, o produtor acreano Clemilson Farias, o diretor de assuntos legais e regulatórios da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Rodolfo Salema, a diretora Cíntia Domit Bittar, sócia da produtora Novelo Filmes, a presidente da Apan (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro), Tatiana Carvalho Costa, e a presidente do Forcine (Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual), Aletéia Selonk.

Também serão nomeados o produtor e sócio da Urca Filmes Leonardo Edde, o diretor de programação da Claro, Fernando Magalhães, o diretor-geral da Paris Filmes, Marcio Fraccaroli, as ex-diretoras da Ancine (Agência Nacional do Cinema) Debora Ivanov e Rosana Alcântara e o presidente da Abraplex (Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex), Marcos Barros.

Já para os cargos suplentes foram escolhidos a coordenadora do Fames (Fórum Audiovisual de MG, ES e dos estados do Sul do Brasil), Jussara Locateli, o coordenador do Nordeste Lab Gabriel Pires, o presidente-executivo da Bravi (Brasil Audiovisual Independente), Mauro Garcia, a cineasta Joyce Prado, a produtora Mariza Leão e a roteirista Jaqueline Souza.

Também participarão como suplentes a diretora-geral da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Luiza Lins, o presidente do BIG Festival, Gustavo Steinberg, o professor Alfredo Manevy, a diretora-geral da distribuidora Olhar, Paula Gomes, o diretor-presidente do grupo Box Brazil, Cícero Aragon, e o diretor da Aexib (Associação dos Exibidores de Pequeno e Médio Porte), Jack Silva.

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Marcelo Freixo, foi um dos convidados a integrar o conselho de forma permanente, ainda que sem poder de voto. O convite faz parte do projeto da pasta de internacionalizar o CSC.

A estratégia ainda envolverá a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Ministério das Relações Exteriores e a Ancine.

SOM

A cantora Aísha, que prepara o seu primeiro single autoral - Lucio Luna/Divulgação

Vocal do rapper Baco Exu do Blues e autora de composições interpretadas por Luísa Sonza, a cantora Aísha se prepara para alçar o seu primeiro voo solo. A artista lança no próximo dia 20 o single autoral "Conexão", que ganhará um videoclipe com direção criativa de Leo Belicha. A produção audiovisual trará referências do afrofuturismo e peças inspiradas no estilista francês Jean Paul Gaultier.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.