Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PT não deve indicar mais ninguém a Lula pois nunca é ouvido, dizem líderes depois de Dino no STF

Setores da legenda acumulam frustrações com indicações de Lula para cargos no Judiciário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A escolha de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) fez setores relevantes do PT experimentarem um sentimento de dura derrota. E aumentou a percepção de que Lula não ouviu, não ouve e não ouvirá integrantes do partido em escolhas consideradas cruciais.

Dino e Lula durante o encerramento da 7ª Marcha das Margaridas, em agosto - Pedro Ladeira-16.ago.23/Folhapress

CHATO DEMAIS

Lideranças parlamentares da legenda chegam a dizer que o partido não deve mais fazer indicações a Lula, já que não são levadas em consideração —e acabam apenas gerando desgaste para pessoas que recebem apoio e são posteriormente preteridas pelo presidente.

LINHA...

A primeira vez que esses setores da legenda se sentiram excluídos foi na escolha de Cristiano Zanin para o STF.

... DO TEMPO

Naquele momento, no entanto, havia a compreensão de que a primeira indicação à Corte deveria mesmo ser feita a partir de critérios estritamente pessoais e políticos de Lula.

IMBATÍVEL

Neste contexto, o então advogado do presidente, um dos mais respeitados do país, era considerado imbatível na disputa, por todo o seu histórico de defesa técnica do presidente, de combate à Lava Jato e de proximidade com o petista.

ME OUVE

Já para a segunda vaga, lideranças do PT esperavam ser levadas em consideração. E passaram a se empenhar para que o advogado-geral da União, Jorge Messias, fosse o escolhido.

RECUO

O PT tinha candidatos também para a Procuradoria-Geral da República, chegou a recuar e deixou o caminho livre para Paulo Gonet —esperando que, em compensação, Lula escolhesse Messias para o STF. E nada.

ME DEVEM

As mesmas lideranças afirmam que Lula passa a impressão de que voltou ao poder sentindo-se autossuficiente, a ponto de desprezar opiniões e de comportar-se como credor político, já que, na definição de um petista, "livrou" o país de Jair Bolsonaro (PL).

BALANÇA

Nesse contexto, qualquer crítica que se faça a Lula é rebatida por seus fiéis seguidores com o argumento: "Não está melhor do que com o Bolsonaro?".

SARRAFO

"O sarrafo está baixo", diz uma das principais lideranças do PT que está descontente com os rumos do governo.

EU APOIO

A posição não é unânime na legenda. A própria presidente do PT, Gleisi Hoffmann, parabenizou Dino em suas redes sociais. "Sua trajetória o credencia para exercer a mais alta magistratura do país, além de ter sido um dos mais firmes defensores da Constituição e da Democracia, tão ameaçadas nos últimos tempos", escreveu ela em uma postagem logo depois da indicação.


NOITE DE GALA

O médico Roberto Kalil Filho fez uma participação especial tocando sax em show que a cantora Daniela Mercury apresentou em um evento beneficente da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH). O músico Gilberto Gil também deu uma palhinha e marcou presença no evento ao lado da sua mulher, a empresária Flora Gil. Os convidados da celebração, que ocorreu na semana passada, no Rosewood Hotel, em São Paulo, foram recepcionados pelo presidente emérito da SBTH, Cyrillo Cavalheiro Filho, e sua mulher, Gabriela Cambui.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.