Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu aborto

Lula diz a Gonet que também é 'contra o aborto' antes de indicá-lo para a PGR

Os dois conversaram longamente, e por mais de uma vez, sobre temas de costumes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Lula (PT) e o novo procurador-geral da República, Paulo Gonet, tiveram longas e sinceras conversas antes de o petista decidir indicá-lo para o cargo, que assumiu na segunda (18).

Lula e Gonet na cerimônia de posse do PGR - Gabriela Biló/Folhapress

PALAVRA SINCERA

Gonet, segundo interlocutores de Lula, conquistou o presidente ao colocar com transparência todas as suas opiniões sobre temas polêmicos, tidas pela esquerda como conservadoras. Em nenhum momento ele teria tentado disfarçar ou esconder seus posicionamentos.

PALAVRA 2

Em uma das conversas que os dois tiveram antes da indicação, Gonet afirmou que sim, era contra o aborto, como relatado pela imprensa. "Eu também", respondeu Lula, mostrando sintonia com as opiniões do novo procurador.

NA LEI

Gonet defende que o que já está estabelecido em lei seja preservado. Ou seja, que o aborto no Brasil siga sendo permitido em casos de estupro da mulher, de risco de vida para a mãe e em situação de bebês anencefálicos, que não têm nenhuma chance de sobreviver depois do parto.

NA LEI 2

Ele é contra, por outro lado, que o Estado não estabeleça que é errado tirar uma vida, a não ser nestes casos extremos previstos em lei. A criminalização, portanto, seria a última proteção ao ser vivo antes do nascimento.

QUEM DECIDE

Na campanha eleitoral de 2022, Lula já tinha declarado que não apenas ele, mas também as mulheres com quem se casou eram contra o aborto. Afirmou que a lei já definia os casos em que ele é possível, que quem decide sobre isso é "quem está grávida" e que é preciso entender que "a mulher tem supremacia sobre seu corpo".

QUEM DECIDE 2

Para ele, "não é papel do presidente da República", mas sim do legislativo, decidir as regras sobre o tema.

OLHAR

Apesar de conversarem sobre costumes, Lula e Gonet falaram também sobre como cada um deles enxerga o Ministério Público.

OLHAR 2

É público que Lula, que no passado era um admirador da instituição e chegou a respeitar as eleições internas para a nomeação de procurador-geral, embora elas não estejam previstas em lei, se transformou em um crítico dela depois da Lava Jato.


ABISSAL

O ex-presidente Michel Temer (MDB) prestigiou o lançamento do livro "Biografia do Abismo — Como a Polarização Divide Famílias, Desafia Empresas e Ameaça o Futuro do Brasil" (HarperCollins Brasil), escrito pelo cientista político e diretor da Quaest, Felipe Nunes, e pelo ex-ministro, jornalista e analista político Thomas Traumann. O evento foi realizado na Drummond Livraria, em São Paulo, na semana passada. O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.