Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Lewandowski no Executivo fortalece defesa da justiça social, diz associação de defensores federais

Anadef elogia escolha de Lula para o que chama de 'uma das principais pastas do Poder Executivo'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A indicação de Ricardo Lewandowski para o comando do Ministério da Justiça alimenta as expectativas de que pautas relacionadas à inclusão e à justiça social ganhem destaque na nova gestão da pasta, afirma a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais (Anadef).

0
Ricardo Lewandowski em cerimônia no Ministério da Educação, em Brasília, que homenageou a sua carreira - Gabriela Biló - 11.abr.2023/Folhapress

Para a entidade, a atuação "firme e decisiva" do ministro aposentado "na defesa das minorias e excluídos" perante o STF (Supremo Tribunal Federal) seria um indicativo de que pautas caras aos defensores receberão a devida atenção de Lewandowski.

"A decisão anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de nomear o ministro do STF Ricardo Lewandowski para chefiar o Ministério da Justiça reforça ainda mais os princípios democráticos e constitucionais, que devem nortear as estratégias de atuação de uma das principais pastas do Poder Executivo", pontua a Anadef, em nota que será tornada pública nesta sexta-feira (12).

No documento, a presidente associação, Luciana Bregolin, diz desejar êxito ao futuro ministro da Justiça e da Segurança Pública e ao atual chefe da pasta, Flávio Dino, em sua estreia no STF. "Ele sempre teve uma atuação de parceria com a defensoria ao longo de toda a sua vida pública", afirma sobre o ex-governador.

Leia, abaixo, a íntegra da nota elaborada pela Anadef:

"Para a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais (Anadef), a decisão anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de nomear o ministro do STF Ricardo Lewandowski para chefiar o Ministério da Justiça reforça ainda mais os princípios democráticos e constitucionais, que devem nortear as estratégias de atuação de uma das principais pastas do Poder Executivo.

Além disso, a atuação firme e decisiva do ministro Lewandowski, quando no Supremo Tribunal Federal, em pautas sociais e na defesa das minorias e excluídos, fortalece ainda mais as bandeiras em favor da inclusão e da justiça social defendidas pela Anadef.

Ao desejar êxito ao futuro Ministro da Justiça, com quem a Anadef desde já manifesta o interesse em dialogar e cooperar em pautas de interesse comum, a presidente da Associação, Luciana Bregolin, também transmite os votos de boa sorte ao futuro ministro do STF, Flávio Dino, destacando que ele sempre teve uma atuação de parceria com a Defensoria ao longo de toda a sua vida pública."

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH; colaborou GEOVANA OLIVEIRA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.