Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Fachin errou, e decisão pode ser mais danosa à Lava Jato, avaliam magistrados e advogados

Se havia intenção de proteger a Lava Jato, provável efeito prático será o contrário, dizem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A decisão de Edson Fachin sobre Lula foi considerada ingênua e equivocada por ministros de cortes superiores, advogados e juízes.

Se havia de fato alguma intenção de preservar parte da Lava Jato, como se fala nos bastidores do Supremo, o provável efeito prático será o oposto.

Para essas pessoas, a anulação das condenações com base no argumento da incompetência territorial tem potencial para beneficiar uma quantidade maior de réus do que a tese da imparcialidade do ex-juiz Sergio Moro.

“A incompetência faz um estrago maior na Lava Jato do que a suspeição de Moro”, diz Luiz Fernando Casagrande Pereira, advogado de Lula no TSE em 2018.

A expectativa de integrantes do Supremo, por ora, é a de que a decisão de Fachin seja analisada lateralmente em plenário, sem o mérito, quando também se avaliará se o julgamento da segunda turma para a suspeição de Moro deve ser considerada ou não.

Como na anulação das condenações de Lula o ministro diz que o habeas corpus da imparcialidade do ex-juiz perdeu o objeto, será preciso decidir se sim, ou se o caso continua mesmo na segunda turma da corte.

Com isso, há chance de um cenário ainda mais desastroso para a operação: ficarem válidas tanto a decisão de Fachin quanto a de suspeição, o que deve ajudar a enterrar ainda mais processos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.