Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Itamaraty

Novo chanceler chamou de 'plano para o planeta' a Agenda 2030 da ONU, atacada por Bolsonaro

Carlos França disse se tratar de marco, enquanto o presidente falou em 'nefasta ideologia de gênero'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Durante participação em seminário sobre diplomacia e inovação científica em 2017, Carlos Franco França, atual chanceler, disse que a Agenda 2030, da ONU, que lista 17 objetivos a serem alcançados por todos os países do mundo até o fim da década, era um “marco no regime internacional de meio ambiente” e em termos de diplomacia científica e tecnológica.

“Um plano de ação para as pessoas, para o planeta, para a prosperidade", disse. À época, França era diretor interino do Departamento de Temas Científicos e Tecnológicos do Ministério das Relações Exteriores.

Em 2019, Jair Bolsonaro disse que a Agenda 2030 contém "nefasta ideologia de gênero e o aborto". Na ocasião, ele vetou artigo que incluía a realização das metas de desenvolvimento sustentável da ONU do Plano Plurianual 2020-2023.

Ele se referia, provavelmente, ao objetivo de número 5 da agenda, que versa sobre "alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas".

No Congresso e no Itamaraty acredita-se que França será um chanceler mais profissional e menos ideológico e bélico que o antecessor, Ernesto Araújo.

O novo ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França
O novo ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França - Reprodução TV. Planeta América Latina-13.ago.2020/Youtube

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.