Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Bolsonaro acena ao agro com retomada de linhas de financiamento do BNDES

Programas de crédito estão parados desde fevereiro; setor deve ser importante para reeleição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro (PL) acenou a lideranças do agronegócio com a retomada de linhas de financiamento do BNDES para o setor, que estão suspensas desde fevereiro. A promessa foi feita em encontro com representantes do campo na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), na última segunda-feira (25).

O presidente Jair Bolsonaro (PL), durante abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP) - Isac Nóbrega/PR

Na conversa, os empresários pediram a Bolsonaro que reative programas como Moderfrota (renovação de máquinas), Moderinfra (infraestrutura), Pró-Irriga (irrigação) e PCA (construção de armazéns). Eles elogiaram a existência das linhas, mas disseram que não faz sentido estarem paradas.

O presidente afirmou que não tinha conhecimento da situação e que conversaria com o BNDES para resolver a questão. O segmento rural é um dos que apoiam Bolsonaro de maneira mais sólida em 2018 e deve ser fundamental para seu projeto de reeleição.

A assessoria do BNDES afirmou ao Painel que as operações destes programas e outros relacionados ao agro estão suspensas a princípio até a próxima sexta-feira (29), por determinação da Secretaria do Tesouro Nacional, órgão que determina o montante dos recursos disponíveis.

As linhas funcionam equalizando os juros tomados pelos produtores agrícolas junto ao setor bancário. O BNDES não informou se haverá a retomada das linhas, nem o montante destinado a elas.

Maior feira do país destinada ao setor de máquinas agrícolas, a Agrishow costuma ser palco frequente de pedidos de empresários por linhas de crédito. No último evento presencial antes da pandemia, em 2019, o governo liberou R$ 500 milhões para o Moderfrota.

A assessoria do banco afirmou ainda que, apesar do congelamento das linhas de financiamento, continua disponibilizando recursos aos produtores rurais. Um exemplo é o BNDES Crédito Rural, que aprovou até março de 2022 mais de R$ 6,8 bilhões, distribuídos em cerca de 17 mil operações.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.