Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Lira, Moraes e Fachin trocam provocações sobre futebol após tensão envolvendo deputado

Ministros do STF e presidente da Câmara se reuniram para tratar da eleição depois de crise envolvendo Daniel Silveira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Depois das tensões vividas por conta do descumprimento de ordens judiciais pelo deputado federal Daniel Silveira (União-RJ), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes se encontraram em clima de descontração e fizeram piadas sobre futebol.

A conversa aconteceu nesta terça-feira (5), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em reunião na presença do presidente da Corte, Edson Fachin.

Fachin abriu o encontro relatando os esforços para convencer os jovens a tirarem o título, que contou com o apoio de perfis de times de futebol no Twitter e conseguiu ampliar em 455 mil o número de eleitores entre 16 e 18 anos só no mês de março.

Visita institucional dos ministros Alexandre de Moraes e Edson Fachin ao presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira. ( Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE )

"Até o meu Coxa entrou no esforço", disse o ministro, fazendo alusão ao Coritiba, time para o qual torce. Nessa hora, Lira disse que a adesão foi tão ampla que até o Arapiraca, time para o qual torce em Alagoas, também tinha participado.

Moraes, então, brincou que se juntassem os novos eleitores dos dois times, somaria próximo de dez. Fachin, então, rebateu, que se o Corinthians, time de Moraes, quiser ver um título, precisará se inscrever como mesário nas próximas eleições, arrancando risadas de todos.

No encontro, Lira e Fachin assinaram um plano de trabalho com medidas para combater a disseminação de notícias falsas. Faz parte do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TSE.

Na semana passada, a Câmara dos Deputados e o STF viveram uma situação de tensão, por conta de uma determinação de Moraes. O ministro ordenou a instalação da tornozeleira eletrônica em Silveira, que ameaçou dormir no plenário da Casa para evitar ser abordado pela Polícia Federal.

Após uma nota dura, pressionando a Suprema Corte a analisar o mérito do caso, o deputado cedeu e se apresentou na superintendência da PF.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.