Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

MST vai propor a Lula criação de ministério sobre terras, alimentação e agricultura familiar

Uma das ideias é a de aproximar Incra, Conab e Embrapa em torno de redistribuição de terras e produção de alimentos saudáveis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) vai propor ao governo de transição de Lula (PT) a criação de um ministério dedicado à questão da reforma agrária e da alimentação.

A pasta poderia ser a de Desenvolvimento Agrário, caso seja recriada, ou alguma outra nova. Representante do movimento no grupo de trabalho sobre desenvolvimento agrário, Luiz Henrique Gomes de Moura (Zarref) deve apresentar a proposta à equipe de transição.

Uma das ideias do MST é a de promover maior integração entre Incra (instituto que trata da reforma agrária), Conab (companhia de abastecimento) e Embrapa (empresa pública de pesquisa agropecuária), em torno de um programa de distribuição de terras, produção de alimentos saudáveis e agroindustrialização.

"Nosso trabalho no grupo de trabalho na transição é fazer uma radiografia da estrutura dos órgãos de governo e apresentar propostas de um novo desenho institucional que responda a demanda da sociedade para acabar com a forme, ter alimento saudável e cuidar do meio ambiente. Estamos fazendo uma articulação com diversos setores da sociedade, como o conjunto dos movimentos do campo e especialistas da área, para construir uma proposta conjunta, que será entregue para o [Aloizio] Mercadante [coordenador dos grupos técnicos da transição], a Gleisi [Hoffmann, presidente do PT], o [Geraldo] Alckmin [vice-presidente eleito] e o presidente Lula", diz Zarref.

#PraCegoVer duas mulheres armazenam verduras em caixa de plástico. Ao lado esquerdo há uma bandeira do MST, em cima da bandeira uma garrafa térmica , duas xícaras e um pacote com verduras dentro
Mulheres com hortaliças e verduras de acampamento do MST em Valinhos, interior de São Paulo - Karime Xavier-15.out.2020/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.