Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Republicanos está dividido sobre presidência do Senado

Veterano Mecias de Jesus defende apoio a Pacheco, mas bolsonaristas Damares e Mourão preferem Rogério Marinho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Republicanos vive um impasse na bancada do Senado. Enquanto o veterano Mecias de Jesus (RR) defende o apoio à recondução de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à presidência da casa, os novatos Hamilton Mourão (RS) e Damares Alves (DF) querem apoiar Rogério Marinho (PL-RN) para o posto.

Mecias de Jesus já apoiou Pacheco em sua primeira eleição, e acredita que repetir o apoio é importante para o partido ter espaços relevantes no Senado.

A ex-ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) e o vice-presidente Hamilton Mourão durante solenidade do Dia do Enfrentamento à Violência contra a Mulher, no Palácio do Planalto. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) - Folhapress

Já Mourão e Damares têm forte base bolsonaristas e foram críticos ao STF (Supremo Tribunal Federal). A candidatura de Marinho passa por manter uma pressão sobre os ministros, já que é o presidente do Senado quem pauta pedidos de impeachment de integrantes do Supremo.

A reunião para chegar a uma resolução a esse impasse já foi adiada duas vezes.

Na Câmara, a bancada do Republicanos já chegou a um consenso sobre o apoio à recondução do presidente Arthur Lira (PP-AL). Em nota, declararam independência em relação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.