Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Deputado integralista propõe homenagens a Enéas e frei que morreu na Segunda Guerra

Paulo Fernando quer que o local de serviço médico leve o nome do político de extrema direita

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nos primeiros projetos que apresentou como deputado federal, Paulo Fernando Melo da Costa (DF), líder integralista filiado ao Republicanos, propôs homenagens a Enéas Carneiro (1938-2007), ícone da extrema direita, e Frei Orlando, capelão franciscano que morreu após levar um tiro na Itália em fevereiro de 1945, na Segunda Guerra Mundial, e tornou-se patrono da assistência religiosa do Exército.

O integralismo é um movimento de inspiração fascista criado por Plínio Salgado em 1932, caracterizado por um nacionalismo autoritário, defesa de valores religiosos e tradicionais e rejeição da democracia liberal.

Defensor desses mesmos valores, Enéas foi apoiado por integralistas durante sua trajetória política, especialmente pelo discurso bélico, nacionalista e anticomunista.

Enéas Carneiro segura cartilha com programa do Prona, seu partido, nas eleições presidenciais de 1998
Enéas Carneiro segura cartilha com programa do Prona, seu partido, nas eleições presidenciais de 1998 - Paulo Giandália-21.jul.1998/Folhapress

Em 2021, como mostrou o Painel, Paulo Fernando foi recebido por Marcelo Queiroga para colher depoimento a respeito de Enéas, de quem o então ministro da Saúde foi aluno e que é objeto de biografia em elaboração pelo hoje parlamentar.

Em seus projetos de lei, o deputado requer a denominação do local de serviço médico da Câmara dos Deputados como "Dr. Enéas Ferreira Carneiro, Médico e Deputado Federal" e solicita a realização de sessão solene em memória dos 16 anos da morte do homenageado.

Sobre frei Orlando, pede a inscrição de seu nome no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria.

Costa é reconhecido há anos por publicações integralistas como uma figura de referência do grupo. Ele trabalhou como secretário-adjunto e assessor especial no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos na administração da atual senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que fez campanha para o amigo. A Frente Integralista Brasileira incluiu Costa e também Damares em sua lista de recomendação de votos em 2022.

Em entrevista ao Painel no ano passado, Costa disse ser um "integralista adaptado ao século 21, e não da década de 30, que não faz nenhum sentido."

"Sou adepto da trilogia que o integralismo defende : 'Por Deus, pela Pátria e pela Família', a que o [então] presidente Bolsonaro, o PTB e o Republicanos acrescentaram liberdade", complementou.

"Sou um advogado conhecido pelo trabalho pró-vida. Posições firmes", afirmou, descrevendo-se como um patriota no século 21.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.