Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Lira é meu freguês em Alagoas, diz Renan

Presidente da Câmara teria feito chegar ao Planalto incômodo com a manutenção de filho do senador no Ministério dos Transportes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Pivô de uma disputa com Arthur Lira (PP-AL), o senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse ao Painel nesta quarta-feira (31) que não foi informado do incômodo do presidente da Câmara com a manutenção de seu filho, Renan Filho (MDB-AL), como ministro dos Transportes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo membros da ala política e parlamentares governistas, Lira fez chegar na noite de segunda-feira (29) ao próprio presidente Lula, à Casa Civil e à Secretaria de Relações Institucionais a reclamação de que estava insatisfeito com mensagens publicadas por Renan em redes sociais.

Renan Calheiros - Na ordem do dia, projeto que amplia o direito da mulher de ter um acompanhante nos atendimentos realizados nos serviços de saúde
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) discursa na tribuna do Senado - Agência Senado

No Twitter, o senador chamou Lira de caloteiro, acusou-o de desviar dinheiro público e de ter batido na ex-mulher. O presidente da Câmara mandou recado ao Planalto de que considerava inadmissíveis as declarações do senador da base de Lula e que o governo estava sendo leniente ao manter Renan Filho, à frente do Ministério dos Transportes.

"Eu só não quero que o Arthur deixe de ser nosso adversário em Alagoas. Ele tem sido nosso freguês", alfinetou o senador.

Sobre as publicações nas redes sociais, Renan disse que "tinha que falar". Afirmou que o presidente da Câmara continua "perseguindo Alagoas, tramando contra o governo e dificultando o papel constitucional do Senado".

Na semana passada, o parlamentar e o senador Eduardo Braga (MDB-AM) tiveram uma conversa longa com Lula e os principais articuladores do governo sobre as dificuldades que vêm enfrentando no Congresso Nacional.

"O Arthur Lira não quer que o governo tenha maioria. Ele inviabilizou grande parte das medidas provisórias e tem uma entrada na própria bancada do PT. Por isso dissemos que não participaríamos da CPMI de 8 de janeiro: porque ele preparou uma armadilha."

Renan avalia as derrotas sofridas pela gestão petista não devem se repetir no Senado. Em mais uma crítica, diz que o Senado não tem porque "seguir esse rito legislativo da chantagem" de Lira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.