Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

MST convoca mutirão em plataforma online do governo para pressionar por reforma agrária

Movimento pede apoio para que proposta fique entre as mais votadas na plataforma Brasil Participativo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) iniciou um mutirão para que seus membros e apoiadores votem na proposta sobre reforma agrária na plataforma Brasil Participativo, do governo federal.

A plataforma foi lançada em maio pela gestão Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para consultar a população a respeito de pautas a serem incluídas no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 e, portanto, serem contempladas com recursos da União. Ela receberá sugestões e votos até 14 de julho.

Mulheres com hortaliças e verduras do acampamento do MST em Valinhos, interior de São Paulo
Mulheres com hortaliças e verduras do acampamento do MST em Valinhos, interior de São Paulo - Karime Xavier-15.out.2020/Folhapress

Em mensagem enviada a membros do MST, a coordenadora Ceres Hadich pede que eles aproveitem os momentos livres em assentamentos, acampamentos, reuniões, assembleias, escolas e cooperativas para votar na proposição "Reforma Agrária para Desenvolver o Brasil e Combater a Fome", que atualmente conta com quase 4.000 votos e está na 28ª colocação no ranking das mais votadas.

A proposta com mais votos hoje é a que pede qualificação técnica e valorização profissional dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, com mais de 60 mil votos.

Os autores das cinco propostas mais votadas pela população serão convidados para debate sobre o tema no 3º Fórum Interconselhos, que será realizado em agosto deste ano, com a presença de ministros e do presidente Lula.

As propostas que receberem mais engajamento serão analisadas pelos órgãos responsáveis para incorporação no PPA, que será votado no Congresso antes de sua implementação.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.