Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PL se diz de braços abertos para receber Tarcísio de Freitas

Governador de São Paulo está incomodado com apoio do Republicanos a Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cúpula do PL trata como algo natural receber a filiação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O casamento entre Tarcísio e o Republicanos poderá chegar ao fim, se a sigla embarcar na base de apoio ao governo Lula.

Valdemar Costa Neto, presidente do PL, está confiante na vinda do governador e disse aos mais próximos que o seu partido está de braços abertos.

Ele, no entanto, pretende "jogar parado", sem fazer movimentos ostensivos. A avaliação é que o PL é a única alternativa real para o governador.

O futuro de Tarcísio poderá ser selado neste final de semana, após uma reunião entre ele e a a executiva do Republicanos.

Governador de São Paulo avalia deixar o Republicanos - Bruno Santos - 10.out.2022/ Folhapress

O Painel apurou que já no ano passado, Tarcísio só não filou ao PL para concorrer ao Governo de São Paulo por um acordo entre Valdemar e Marcos Pereira, presidente do Republicanos. Na ocasião, Pereira pleiteou a filiação de Tarcísio para dar sequência ao seu apoio em Jair Bolsonaro, que tentaria se reeleger.

O PL, então, direcionou suas forças para Bolsonaro. Na sequência, Valdemar abriu mão do cargo de vice na chapa de Tarcísio, cedendo para Gilberto Kassab, chefe do PSD, sob a condição de Kassab manter-se neutro na eleição presidencial.

Principal articulador na campanha de Tarcísio em São Paulo, Kassab manteve-se calado diante da polarização de Bolsonaro e Lula em 2022.

Outro argumento do PL para receber Tarcísio, é o fato de possuir a maior bancada de deputados na Assembleia Legislativa de SP, 19 ao todo —assim como o PT.

Em evento nesta quarta (9), o governador disse ser contra o apoio a Lula e admitiu deixar o Republicanos. "Não gostaria de ver meu partido fazendo parte da base do governo. É uma coisa que vou avaliar com o partido", disse Tarcísio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.