Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Secretário de Segurança de Tarcísio faz campanha por delegado como vice de Nunes

Guilherme Derrite sugeriu Osvaldo Nico para o prefeito de SP, e governador disse ser um 'bom nome'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Secretário de Segurança Pública de Tarcísio de Freitas (Republicanos), Guilherme Derrite sugeriu ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), o nome do delegado Osvaldo Nico Gonçalves para a vice de sua chapa à reeleição para 2024.

Delegado da Polícia Civil, Nico atualmente é secretário-executivo da Segurança Pública e trabalha com Derrite. Nesta segunda-feira (30), a Jovem Pan publicou que Tarcísio tenta convencer o prefeito a aceitar o nome do delegado.

Segundo apurou o Painel, Derrite sugeriu o nome de Nico em um encontro fechado com o prefeito e o governador. Tarcísio então classificou o delegado como "um bom nome".

O delegado Osvaldo Nico Gonçalves em uma sessão para convidados do espetáculo "Mãos Limpas", no Teatro Renaissance
O delegado Osvaldo Nico Gonçalves em uma sessão para convidados do espetáculo "Mãos Limpas", no Teatro Renaissance - Mathilde Missioneiro - 13.out.19/Folhapress

Nico diz à coluna que ficou lisonjeado com a recomendação, que enxerga como um reconhecimento aos mais de 40 anos dedicados à Segurança Pública. Ele afirma que já foi filiado a um partido político, mas que não se lembra mais qual era, e que hoje estaria disponível a se filiar a qualquer sigla da coligação de Nunes.

Sobre a possibilidade de ser vice de Nunes, diz que precisa conversar com Derrite e Tarcísio e que não descarta.

Conhecido como midiático, Nico participa frequentemente de casos rumorosos da Polícia Civil. Em 2005, entrou em campo no estádio do Morumbi e deu voz de prisão ao jogador argentino Desábato, do Quilmes, que havia utilizado um termo racista para xingar o atacante Grafite, do São Paulo.

Mais recentemente, em 2020, foi o responsável por prender em Atibaia (SP) o policial militar aposentado Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro e amigo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Responsável pela indicação de Nico, Derrite tem sido alvo de críticas relacionadas à Operação Escudo, a mais letal da Polícia Militar paulista desde o massacre do Carandiru. Ela tem recebido críticas em meio a denúncias de supostos abusos e de mortes de pessoas não vinculadas ao crime organizado, o que tem sido negado pelo secretário e pelo governador.

O perfil de Nico contrasta com o de Marta Suplicy, secretária de Relações Internacionais de Nunes que tem sido sugerida pelo PL para a vice de Nunes. A ex-senadora foi filiada ao PT por 33 anos e construiu relações próximas com movimentos sociais, de direitos humanos e periféricos ao longo de sua trajetória.

Para os que defendem seu nome, ela ajudaria Nunes a tirar votos da esquerda que iriam para Guilherme Boulos (PSOL), seu provável concorrente em 2024.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.