Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu violência

Governo quer retomar até o fim de outubro conselho nacional de segurança pública

Órgão, que tem natureza consultiva, deve ter como uma das primeiras pautas o plano nacional de segurança pública e defesa nacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, quer retomar até o final de outubro as reuniões do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, órgão consultivo que monitora atividades da área.

Secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, em foto tirada quando era deputado federal, em 2019
Secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, em foto tirada quando era deputado federal, em 2019 - Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A intenção do secretário é que uma das primeiras pautas seja a análise do plano nacional de segurança pública e defesa nacional. O CNSP reúne representantes do governo, forças de segurança, nomes ligados a Judiciário, ao Ministério Público, à Defensoria Pública, à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e à sociedade civil organizada.

O conselho foi criado em 2018 com o objetivo de formular e propor diretrizes para as políticas públicas voltadas à promoção da segurança pública, prevenção e repressão à violência e à criminalidade.

Pelo regimento interno, publicado no final de janeiro de 2020, o órgão deveria manter uma reunião ordinária por semestre, dando preferência a videoconferências. No entanto, teve um encontro por ano desde então. A intenção de Tadeu Alencar é regularizar a frequência e retomar as duas reuniões anuais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.