Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus Congresso Nacional

Senado quer votar indicação à Defensoria da União junto com PGR

Igor Roque foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado em 11 de julho e aguarda ratificação pelo plenário desde então

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Há quase três meses travada no Senado, a indicação de Igor Roque para chefiar a Defensoria Pública da União só deve ser levada a plenário junto com a do escolhido pelo presidente Lula (PT) à PGR (Procuradoria-Geral da República), em novela sem data para terminar.

Defensor público Igor Roque foi indicado por Lula para a DPU em maio
Defensor público Igor Roque foi indicado por Lula para a DPU em maio - Geraldo Magela/Agência Senado

Roque foi indicado por Lula em 19 de maio para comandar a DPU. O nome dele foi aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado em 11 de julho e aguarda ratificação pelo plenário desde então. O cargo está vago desde janeiro.

O Senado chegou a ensaiar votar o nome de Roque, mas falta de quórum provocada pela resistência da oposição impediu que a votação fosse concretizada.

A decisão de votar junto com o indicado de Lula à PGR —nome que só deve sair depois da cirurgia à qual o presidente se submeterá nesta sexta (29)— também é uma forma de o Senado passar recado a Lula. O nome de Roque não era o preferido dos senadores. Ele também ficou em segundo lugar na lista tríplice.

Roque atuou na defesa de Danilo Marques, um dos presos na operação Spoofing, mais conhecida como Vaza Jato. O indicado para a DPU afirmou ainda que a Defensoria não fará corpo mole ao representar acusados do 8 de Janeiro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.