Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus STF TSE

Prisão de Moraes seria necessária para normalidade, diz militar em depoimento

Laércio Vergílio, que se apresentou à PF como general, negou tentativa de golpe e afirmou que 'operação especial' seria embasada juridicamente na Constituição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O militar da reserva Laércio Vergílio afirmou em depoimento à Polícia Federal que a prisão do ministro Alexandre de Moraes (Supremo Tribunal Federal) seria "necessária para volta da normalidade institucional e a harmonia entre os Poderes".

A minuta de golpe investigada pela PF previa a prisão de Moraes e a realização de novas eleições.

General da reserva defende em depoimento prisão do ministro Alexandre de Moraes (STF) para volta à normalidade
General da reserva defende em depoimento prisão do ministro Alexandre de Moraes (STF) para volta à normalidade - Pedro Ladeira/Folhapress

Vergílio se apresentou no depoimento como general de brigada, mas, segundo o Exército, ele é coronel. Apenas o salário é equivalente ao de general, por ter obtido o benefício da patente superior ao ir para a reserva, em 2000.

O oficial faria parte do grupo de oficiais que usavam a patente militar para tentar instigar outros núcleos a apoiarem ações que mantivessem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder.

O depoimento transcreve um áudio enviado pelo general da reserva ao ex-major Ailton Gonçalves Moraes Barros no qual ele diz que "nas portarias que tiverem que ser assinada (sic), tem que ser dada a missão ao comandante da Brigada de Operações Especiais de Goiânia de prender o Alexandre de Moraes no domingo, na casa dele, como ele faz com todo mundo."

À PF, ele disse não sabe dizer como se daria uma suposta prisão do ministro "porque estava na reserva desde 2000", e nega ter participado de qualquer monitoramento ou vigilância de Moraes.

O militar da reserva também disse que não havia nenhum planejamento de golpe de estado, mas afirmou que estava sendo organizada uma "operação especial" que "seria uma fase posterior e que tudo deveria ser realizado dentro da lei e da ordem embasado juridicamente com base na Constituição Federal, principalmente com os argumento apresentados pelo jurista Ives Gandra Martins."

Segundo ele, essa operação especial seria para implementar a GLO (Garantia da Lei e da Ordem) temporariamente até que a "normalidade constitucional se reestabelecesse".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.