Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu São Paulo

Deputado pede convocação de secretária de Tarcísio por crise com a TV Cultura

Governo de SP vive crise com a Fundação Padre Anchieta, que administra a emissora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) pediu à comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de São Paulo a convocação de Marilia Marton, secretária de Cultura da gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O psolista quer que Marton fale sobre a crise que a gestão estadual vive com a Fundação Padre Anchieta (FPA), que gere a TV Cultura.

Bastidores do programa 'História em Debate', da TV Cultura, em foto de 1973
Bastidores do programa 'História em Debate', da TV Cultura, em foto de 1973 - Armando Borges/Acervo TV Cultura

Publicamente, o discurso da gestão estadual é de corte de gastos e aumento de eficiência. Nos bastidores, aliados do governador e parlamentares bolsonaristas se incomodam com a independência da programação da emissora.

Em ofício, Giannazi também afirma que deseja ouvir a secretária a respeito de carta enviada pela FPA aos 94 parlamentares em que relata cortes nos repasses feitos pelo Tesouro estadual.

Segundo a carta, a gestão estadual deixou de mandar o orçamento anual de custeio (água, luz, telefone) que era enviado à instituição, no valor de R$ 12,9 milhões.

Em pé de guerra com o conselho curador da FPA, no qual tem assento devido ao cargo que ocupa, Marton faltou a todas as reuniões desde setembro.

Na companhia da deputada federal Luciene Cavalcanti e do vereador Celso Giannazi, ambos também do PSOL, o parlamentar enviou representação ao Ministério Público de São Paulo em que pede investigação sobre a motivação dos supostos cortes no envio de recursos à fundação.

Na quarta-feira (17), a CPI que mira a fundação foi protocolada com 35 assinaturas de deputados na Alesp. Seu autor é o deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil-SP), vice-líder do governo Tarcísio na Casa. Agora terá que passar na frente de outras comissões de inquérito que foram protocoladas antes para que seja instalada, o que exigirá um acordo com outros parlamentares e lideranças da Casa.

O deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) durante evento no Teatro Oficina
O deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) durante evento no Teatro Oficina - Ronny Santos-11.out.2023/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.