Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu STF São Paulo

Gilmar Mendes marca audiência pública sobre escolas cívico-militares

Ministro quer que debate aborde diferença entre escolas militares e cívico-militares e repercussões na segurança pública

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília e São Paulo

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), marcou para 22 de outubro uma audiência pública para debater o programa das escolas cívico-militares, no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade que contesta a lei aprovada em maio em São Paulo.

Mendes é relator de ação direta de inconstitucionalidade apresentada pelo PSOL, que pede a suspensão e, posteriormente, a invalidação da lei.

Ministro Gilmar Mendes durante sessão do STF
Ministro Gilmar Mendes durante sessão do STF - Pedro Ladeira-7.ago.2024/Folhapress

Na decisão sobre a audiência pública, o ministro diz que a coleta de dados e argumentos tecnicamente qualificados e especializados permitirá que o Supremo "se debruce com maior segurança sobre os fatos que conformam a aplicação da norma que cria o programa de escola cívico-militar, à luz dos princípios da liberdade de aprendizagem, ensino e pesquisa, do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, da gestão democrática do ensino."

O ministro determinou que a audiência aborde alguns tópicos, como a evolução das escolas militares e cívico-militares no Brasil e a diferença prática entre ambas, os impactos financeiros e orçamentários na implementação do modelo de escolas cívico-militares. Ele também indicou que seja tratada a dinâmica pedagógica e as repercussões das escolas cívico-militares na segurança pública.

O programa das Escolas Cívico-Militares prevê a contratação e a remuneração de policiais militares e bombeiros aposentados para funções administrativas e de vigilância. Eles também cuidarão do desenvolvimento de "atividades extracurriculares de natureza cívico-militar".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.